Autor: Carlos Alberto - Data: 15/02/2024 16:44

Lotada, "Unidade Sentinela" presta socorro a cidadãos com dengue em Guaxupé

De acordo com o apurado pelo repórter Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, a "Unidade Sentinela" atende, diariamente, cerca de cem pessoas com sintomas de dengue
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

Cidadãos de diferentes faixas etárias e localidades têm procurado a Unidade de Saúde Dr. Fernando Andrade Coelho - Posto Aviação, em Guaxupé, no Sudoeste mineiro, por causa de sintomas da dengue. Com mais de trezentos casos confirmados de contaminação pela doença (e várias suspeitas), as autoridades sanitárias reativaram a "Unidade Sentinela", criada em 2019 para socorrer cidadãos com Covid-19.
O posto de saúde destinado ao atendimento de pessoas com sinais de dengue funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h30, com equipes redobradas e um fluxo intenso durante todo o expediente: "Estamos atendendo uma média de cem pessoas por dia e aquelas que não conseguem passar retornam no dia seguinte. Aqui, passam pela consulta médica, fazem o teste rápido ou no dia agendado. Também, dependendo, já pegam as medicações-protocolo da dengue aqui e, se for necessário, fazemos a soroterapia também", informou a enfermeira Jeana Isabel Ferreira Vieira.
Com o risco de uma epidemia de dengue em Guaxupé cada vez maior, pessoas de diferente localidades têm sido atingidas. Na manhã de hoje, para se ter uma ideia, várias interagiram com o repórter Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, sobre o tema: "Eu já tive dengue hemorrágica em 2022 e estou assustada, pois as pessoas não parecem estar conscientes sobre o risco da água parada em suas casas", apontou Luzia Helena Aparecida da Cruz, do Parque dos Municípios 1, novamente com sintomas. "Graças a Deus, comigo não foi tão grave, mas vejo que crianças e idosos têm sofrido muito", comentou Luiz Henrique Bueno, do Colmeia I, já em fase de recuperação da doença.
Em atuação intensa, a Vigilância Sanitária trabalha principalmente em locais onde há mais incidência de focos. Na semana passada, além disso, agentes de controle de vetores aplicaram o fumacê costal em bairros e áreas centrais. Contudo, a prevenção ainda é o método mais adequado, uma vez que a proliferação do mosquito Aedes aegypti contaminado é a principal responsável pelo surto. Vale lembrar que, conforme já divulgado, Guaxupé não será contemplado, por enquanto, com doses da vacina gratuita (mas os imunizantes encontram-se disponíveis para compra na Unimed Guaxupé e no Instituto Vitalle).
Com dias cnuvosos iguais a essa quinta-feira, 15 de fevereiro, a preocupação das autoridades aumenta. O próprio prefeito, Dr. Heber Hamilton Quintella, divulgou vídeo há poucos dias salientando a importância da união entre o poder público e a população, que deve vigiar seus domicílios e evitar água parada, manter lotes e quintais limpos, além de compartilhar informações salutares, quanto ao combate do transmissor da dengue, febre amarela, zika virus e chikungunya. "Todo esforço será em vão se cada um não fizer a sua parte. Dez minutos por semana são suficientes para uma averiguação em casas, comércios e quintais. Todo e qualquer recipiente que acumule água deve ser descartado. Esta luta é de todos nós! Vamos lutar juntos contra a dengue!", advertiu o governo municipal. AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook "Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO". - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado. 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.