Autor: Carlos Alberto - Data: 05/02/2024 18:45

Prefeitura reedita a "Unidade Sentinela", desta vez como pronto-atendimento para casos de dengue

A "Unidade Sentinela" funcionará de segunda à sexta-feira, das 16h às 20 horas, no "Posto Central", situado à Rua Capitão Martiminiano Prado, nº 32, no Centro da cidade
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

A Prefeitura de Guaxupé, no Sudoeste mineiro, iniciou, nesta tarde de segunda-feira, 5 de fevereiro, as atividades de sua "Unidade Sentinela", cujo objetivo é atender pessoas com sintomas da dengue. Com 225 casos confirmados da doença, o Município encontra-se em período extremamente crítico, sendo que o poder público mobiliza-se, a fim de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da referida doença, além da febre amarela, chikungunya e zika vírus. De novo à frente de um problema sanitário, com graves consequências para a população, as autoridades constituídas movimentam-se para evitar que o quadro evolua para a esfera epidêmica.
A "Unidade Sentinela" funcionará de segunda à sexta-feira, das 16h às 20 horas, no "Posto Central", situado à Rua Capitão Martiminiano Prado, nº 32, no Centro da cidade: "Montamos uma estrutura para fornecer à população um acesso facilitado, com enfermeiro, que fará todo o acolhimento dos pacientes, com carinho e amor, ouvindo os sintomas e verificando os sinais vitais. Depois, com o Dr. Cassiano, que já está atendendo com duas técnicas em Enfermagem, o paciente que não tiver condições de retornar para casa ou ir até uma farmácia para adesão do medicamento, já será medicado aqui para que saia desse quadro e melhore o padrão de saúde", informou Vanessa Bueno, coordenadora da atenção primária em Saúde.
Embora com uma estrutura reduzida, se comparada ao Hospital, a "Unidade Sentinela" terá atuação voltada ao pronto atendimento. Junto a isso, terá acesso a exame para constatar ou não a contaminação por dengue. "O paciente sairá com a sorologia já marcada. Estamos correndo atrás de testes rápidos para facilitar o diagnóstico melhorado da equipe de Saúde e o tratamento. Todas essas ações foram definidas com a preocupação que temos com toda a poupulação, que merece nosso carinho", complementou Vanessa Bueno.
Atento à importância do tema em questão, o repórter Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, visitou a "Unidade Sentinela" no início de seu funcionamento, na tarde de hoje. CLIQUE AQUI e veja a íntegra da entrevista com Vanessa Bueno. - NOTA DA REDAÇÃO: O risco de uma epidemia de dengue em Guaxupé não está descartado, embora a Vigilância Sanitária venha trabalhando com distintos formatos para eliminar os focos. Contudo, é extremamente importante que cada cidadão redobre os cuidados em seus domicílios residenciais ou comerciais, a fim de evitar água parada. Vale lembrar que casos de óbitos por dengue já foram registrados em Monte Belo e Arceburgo, na região da Amog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.