Autor: Carlos Alberto - Data: 05/02/2024 08:38

"Explodem" os casos de dengue na cidade de Guaxupé

Representantes do poder público municipal divulgaram a gravidade da situação, em coletiva de imprensa, na semana passada
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

O número de casos confirmados de dengue em Guaxupé, no Sudoeste mineiro, subiu para 225, conforme boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura na última sexta-feira, 2 de fevereiro. De preocupação extrema, a situação resultou numa coletiva de imprensa, realizada com especialistas da Secretaria de Saúde, na semana passada. Com medidas mais intensas, a Vigilância sanitária tem percorrido bairros e áreas centrais, a fim de eliminar o Aedes aegypti, transmissor dessa e outras doenças perigosas.
A quantidade de pessoas infectadas com a dengue subiu, num só mês, de oito situações positivas para o número atual (vale lembrar que há 566 notificações, das quais nem todoa foram ainda descartadoa ou positivadas). "A dengue é um problema antigo e trabalhamos a parte educativa. Porém, a acomodação de todos nós tem feito com que o mosquito continue proliferando e ele causa, também, a febre amarela, zika vírus e chikungunya. O mosquito se desenvolve na água parada, a qual está, na maioria das vezes, dentro dos domicílios, o que exige uma fiscalização por parte dos próprios cidadãos, além do serviço que o Município realiza", alertou o secretário de Saúde, Adilson Iório Freitas.
De acordo com a municipalidade, os agentes de controle de vetores têm adotado diferentes medidas para combaterem o mosquito. Entre elas, as visitações periódicas em residências e estabelecimentos comerciais, com o objetivo de eliminar o vetor; o fumacê costal, que tem, em contrapartida, seus fatores negativos, uma vez que desequilibra o meio ambiente; e outras intervenções (como a fiscalização em caixas d"água e outros pontos favoráveis ao Aedes). Porém, tais atuações não têm surtido efeito positivo, haja visto o crescimento do número de casos positivos.
Diferente de outros municípios, Guaxupé não conta com nenhuma pessoa internada, por esses dias, com dengue (de acordo com a Saúde Pública local). Também não há previsão para o início de vacinação gratuita na cidade, uma vez que o governo federal, por enquanto, tem direcionado os imunizantes a cidades de porte maior. com histórico de epidemia recente. "Os casos de dengue que temos aqui são os clássicos, mas pode ser que se agravem para hemorragias, o que requer uma internação. Quanto à vacina, o Ministério da Saúde divulgou que entraria no Calendário Nacional de Vacinação, mas infelizmente Guaxupé não foi contemplado nos critérios atuais", informou Andreia Medeiros, da Saúde Pública guaxupeana (em Minas, apenas 22 municípios receberão doses da vacina, por enquanto).
Ainda a respeito do tema, Minas Gerais e o País, como um todo, enfrentam situação alarmante, com óbitos já confirmados e hospitais recebendo altas demandas. Conforme amplamente já divulgado, o combate à dengue começa pela vigilância, a fim de evitar água parada e situações propícias para a proliferação do mosquito. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para (35) 9-9128-8043. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook "Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO". - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.  

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.