Autor: Aline - Data: 26/04/2016 16:11

Dia "D" da campanha de vacinação contra a gripe em Guaxupé será neste sábado

A vacinação contra a gripe mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza causada pelos vírus Influenza A: H1N1, H3N2 e Influenza B, além de prevenir suas complicações
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Dia

A Prefeitura de Guaxupé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Guaxupé, informou nesta terça-feira que a Campanha de Vacinação contra Gripe no município acontecerá no período de 30 de abril a 20 de maio, sendo neste sábado, 30 de abril, é considerado o Dia de Mobilização da Campanha no qual as Unidades de Saúde estarão abertas das 08 às 17 horas exclusivamente para vacinar a população-alvo contra a Gripe.

A influenza, popularmente conhecida por gripe, é uma infecção viral aguda de alta transmissibilidade que afeta o sistema respiratório de milhares de pessoas em todo o mundo. É transmitida de pessoa a pessoa através de gotículas expelidas pela fala tosse e espirro. Na maioria dos casos, apresenta-se como uma doença branda, curando-se em uma ou duas semanas sem a necessidade de atendimento médico, no entanto, principalmente em crianças, idosos e portadores de doenças crônicas, a doença pode levar a complicações graves, como pneumonia e até mesmo a morte.

A vacinação contra a gripe mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza causada pelos vírus Influenza A: H1N1, H3N2 e Influenza B, além de prevenir suas complicações. Por isso, o objetivo principal da Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe é justamente reduzir as complicações, as internações e evitar óbitos decorrentes das infecções pelo vírus da influenza nos grupos considerados de risco.

 

Confira abaixo os grupos que terão direito a vacina contra a Gripe em 2016, preconizado pelo Ministério da Saúde:

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;

Gestantes em qualquer idade gestacional;

Puérperas até 45 dias após o parto;

Pessoas com 60 anos de idade ou mais;

Trabalhadores que atuam na área da saúde e que atendem diretamente a população (UBS, PSF e Hospital);

Portadores de Doenças crônicas com solicitação médica para a vacinação.

 

A somatória dos grupos com direito a vacina em Guaxupé representa mais de 12 mil pessoas, por isso, no intuito de evitar filas, a Secretaria Municipal de Saúde orienta a população-alvo da campanha para procurar os postos de vacinação no sábado 30 de  abril, dia em que será mobilizada uma grande equipe de vacinadores nas Unidades de Saúde do Município.

 

Estarão abertas: UBS Vila Campanha, Pio Damião, Saúde da Criança, PSF Carloni, PSF Parque I, Saúde da Mulher, PSF Taboão, PSF Parque II e PSF Aroeira.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.