Autor: Aline - Data: 26/04/2016 15:56

Coluna "Saúde Bucal" (1) Rinite alérgica e a Deformação da Face

Em caso de dúvidas nos procure em nossa clínica: Praça São Vicente de Paula, 26 A, centro de Guaxupé
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Coluna

A rinite alérgica pode ser considerada a doença de maior prevalência entre as doenças respiratórias crônicas e, apesar de não estar entre aquelas de maior gravidade, é um problema global de saúde pública, também, porque afeta a qualidade de vida dos pacientes e dificulta o controle da asma e além do mais, pode causar problemas na mastigação, deglutição e fala, afetando por consequência no posicionamento dos dentes.

Os principais sintomas que os pacientes portadores de rinite alérgica apresentam são obstrução nasal crônica “nariz entupido”, coriza, espirros(algumas vezes o paciente espirra mais de 20 vezes seguidas) e coceira no nariz. A doença pode levar a pessoa a respirar de forma errada, pode influir na mastigação com movimentos incorretos e dificultar na hora de engolir a comida.

As “consequências” da rinite junto ao aparelho estomatognático inclui respiração oral (respirar com a boca aberta) pela consequência da obstrução nasal, e isso é o que leva à postura de lábios abertos e à língua rebaixada, causando a flacidez da musculatura de lábios, língua e bochechas. Esta flacidez gera os problemas funcionais; mastigação com a boca aberta verticalizada e com a presença de amassamento do alimento com a língua em vez da trituração; projeção anterior de língua durante a deglutição; e grande porcentagem de má oclusão dentária. A criança fica com a face alongada, pode ter olheiras e baixo rendimento escolar por não ter um sono saudável.

Importante salientar que as alterações que implicam do processo “rinite” ao longo dos anos não regridem com o avanço da idade. Na verdade, em algumas funções, os adultos tem porcentagem até maior de alterações e presença de queixas adicionais com dores e estalos na ATM. Isso mostra que estes pacientes permanecerão com estas alterações caso não sejam acompanhados por uma equipe multidisciplinar (composta por Cirurgiões-Dentistas, Otorrinolaringologistas e Fonoaudiólogos).

A Obstrução nasal crônica faz com que se busque uma alternativa mais curta e mais fácil de ventilação pulmonar, por via bucal. Logo, as fossas nasais e os seios maxilares não recebem o estimulo adequado para o desenvolvimento craniofacial. “Quanto mais cedo se diagnostica o desenvolvimento insuficiente dos maxilares mais simples é a abordagem terapêutica de interceptação e resolução do problema. Cabe, portanto, ao profissional de Odontologia, o monitoramento da evolução da criança quanto aos aspectos relativos ao pleno desenvolvimentocraniofacial”.

Outros sintomas da obstrução nasal são faringites e doenças das vias respiratórias inferiores como, por exemplo, bronquites e pneumonias nos pacientes com esta predisposição. “Há, também, uma relação das dificuldades em se respirar pelo nariz com os quadros de apneia obstrutiva do sono tanto nos adultos como nas crianças”.

É importante informar a população sobre a necessidade do diagnóstico precoce em casos de dificuldades respiratórias para o seu correto tratamento e para prevenir as consequências que podem ser de grande gravidade como, por exemplo, as insuficiências cardíacas congestivas por hipertrofia cardíaca nas crianças obstruídas”.

A especialidade Ortopedia Funcional dos Maxilares trabalha com aparelhos fixos e móveis que modelam as forças musculares em desequilíbrio e remodelam o aparato craniofacial da criança, mais especificamente os ossos da região oral, assim direcionando o crescimento facial correto, dando conforto e estética favorável.

Em Casos de dúvidas nos procure em nossa clínica.

Dr Kelsen Rodrigues (pós-graduado em Ortopedia Funcional dos Maxilares e Disfunção da ATM) Tel. (35) 3552-6603 Guaxupé/MG

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.