Autor: Carlos Alberto - Data: 20/04/2016 19:46

Saúde Pública divulga resultados de mais cinco mortes por suspeita de H1N1

Andrea Coelho, Marcelo Pedroza, Elina Costa e Paulo Rogério receberam a imprensa nesta tarde de quarta-feira
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Saúde Pública divulga resultados de mais cinco mortes por suspeita de H1N1

Integrantes da Saúde Pública de Guaxupé divulgaram, nesta tarde de quarta-feira, 20 de abril, os resultados de mais cinco exames laboratoriais realizados na FUNED, em Belo Horizonte, com o objetivo de confirmar ou não as suspeitas de seis óbitos, ocorridos na Santa Casa, de março para cá. Conforme o JOGO SÉRIO tem divulgado, as mortes teriam sido consequência do vírus H1N1, mas os laudos deram conta de que pelo menos em dois casos não foi encontrado o referido microorganismo.

A divulgação aconteceu na Sala de Eventos Eloadir de Almeida Vieira, onde a secretária de Saúde, Elina Jurema Costa, além do diretor da Vigilância Sanitária, Marcelo Pedroza e a responsável pelo setor epidemiológico do Município receberam a imprensa. Na ocasião, foi esclarecido que três dos pacientes falecidos tiveram Influenza A (a gripe popular), não sendo possível diagnosticar o subtipo do vírus (por isto, não dá para dizer se havia ou não H1N1). Já em duas outras análises não houve qualquer detecção do referido agente; e falta, ainda, receber o último exame.

Na reunião, o trio de especialistas da Saúde local informou, também, que em todo o Estado de Minas Gerais foram notificados 423 casos, dos quais 103 (24,3%) com amostra coletada e processada. Destas, 34 (33%) foram classificadas como Síndrome Respiratória Aguda Grave, por Influenza (gripe comum) e 6 casos (5,8%) como outros vírus respiratórios. Dentre os casos de Influenza, 19 (55,9%) eram Influenza A (H1N1), 10 (29,4%) Influenza A não subtipada e 5 (14,7%) correspondiam a Influenza B.

VACINAÇÃO: Começou na semana passada a campanha nacional de vacinação e combate à Influenza. De acordo com a Secretaria de Saúde, primeiro foram imunizadas as gestantes e os profissionais da Saúde que mantém contato pleno com o público. Em seguida, crianças com idades entre 6 meses e cinco anos serão o público-alvo até que todo o grupo de risco receba as doses. A vacinação, segundo consta, está prevista para se estender até 20 de maio próximo, sendo que as doses estão disponíveis nas unidades básicas de saúde.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.