Autor: Carlos Alberto - Data: 03/02/2016 08:38

Drone reforça combate à dengue em Guaxupé

O assessor de comunicação da Prefeitura, Paulo Rogério, orienta funcionários da Vigilância Sanitária sobre o manuseio do equipamento
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Drone reforça combate à dengue em Guaxupé

Na semana passada a Prefeitura de Guaxupé apresentou a mais nova ferramenta que será utilizada pela Secretaria Municipal de Saúde no combate ao mosquito da dengue. O drone é uma das apostas da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, para que os agentes possam através da câmera de alta resolução instalada no aparelho detectar possíveis criadouros do mosquito Aeds aegypti. Quintais de imóveis desabitados, terrenos de difícil acesso, caixas d’água sem tampa, ferro velho, entre outros, agora poderão ser fiscalizados pelos agentes.

Para evitar uma epidemia em Guaxupé, um drone vai auxiliar as equipes da Vigilância Sanitária, identificando imóveis que tenham focos do mosquito transmissor. O dispositivo, guiado por controle remoto filma e transmite imagens aéreas para as equipes em terra.

Guaxupé é uma das poucas cidades do Sul de Minas a possuir este tipo de aparelho. A inovação veio após relatos de outros municípios que já adquiriram e atualmente trabalham com o drone no combate à dengue.

São vistoriados apenas os imóveis desabitados em que apresentam dificuldade de contato visual para saber se no local há criadouros do mosquito transmissor da doença. Tais imóveis são identificados pelos Agentes de Controle de Endemias durante o trabalho em campo. Há também casos que chegam via reclamação de munícipes pelo telefone 3551-2719.

Uma vez identificados os imóveis, o drone entra em ação. Sobrevoa o local e fotografa onde for encontrado um potencial criadouro do mosquito da dengue. Tais imagens vão documentar o processo para notificação do proprietário que, se não sanar os problemas, será autuado.

O drone sai às ruas uma vez por semana ou sempre que se verificar pela equipe no mínimo 05 imóveis que atendam aos critérios para que sejam sobrevoados. Os processos correm sob sigilo e o proprietário é contatado com aviso para que a irregularidade encontrada seja corrigida, já que se trata de um potencial risco à saúde pública.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.