Autor: Carlos Alberto - Data: 15/05/2019 12:24

Lançado oficialmente em Guaxupé o Programa Mais Genética

Iniciativa consta da inseminação artificial em vacas leiteiras, com o objetivo da melhora do rebanho, assim como a produção do leite e a lucratividade
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Lançado oficialmente em Guaxupé o Programa Mais Genética

Foi lançado oficialmente nesta noite de terça-feira, 14 de maio, no Teatro Municipal Arlete Souza Mendes, o “Programa Mais Genética”, viabilizado na região pelo deputado federal Emidinho Madeira, em 2017, e que agora ganhou a parceria da Prefeitura de Guaxupé, por meio de sua Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento (dirigida por Renato Carlos de Gouvêa). Com o objetivo de alavancar a pecuária de gado leiteiro na região, a iniciativa consta da inseminação artificial, a custo zero para os produtores, cujos sêmens garantirão a melhora do rebanho, assim como a produção de leite e a lucratividade com os negócios.

O lançamento contou com a participação de autoridades do Executivo, Legislativo, assim como membros da equipe do deputado Emidinho, técnicos da Emater, entre outros. Com dezenas de produtores à espera, os organizadores prestaram informações sobre o funcionamento do “Mais Genética”. “É um programa que faz a diferença, para melhor, na vida do produtor rural. Eu, que tive a primeira vaca inseminada por este Programa, sou testemunha e, por isto mesmo, levo a boa notícia a todos. A bezerra, como podem ver, tem características bem diferentes das comuns e hoje é uma vaca que inclusive está prenha”, disse Eliandro Lino das Graças, o “Leandrinho”, do Sítio São Jorge, em Cavacos, distrito de Alterosa. Coordenador do Programa, ele já contabilizou cerca de vinte mil vacas inseminadas.

De acordo com os dirigentes do projeto, a inseminação começará já por estes dias, com o veterinário da Prefeitura de Guaxupé, Marcelo Pedroza, à frente do trabalho. “Nosso trabalho não se limitará em inseminar o gado, mas prestar orientações e ser, de fato, um parceiro dos produtores”, disse Marcelo, que foi apresentado ao público. “O deputado Emidinho disponibilizou uma motocicleta, os tambores com sêmens e toda a estrutura para o funcionamento do Programa. Temos que agradecer à Prefeitura, pois com esta ajuda nosso programa será ainda mais bem sucedido”, disse o assessor parlamentar Diomar Mariotti, responsável pelos trabalhos de Madeira na região.

Ainda sobre o “Mais Genética”, o objetivo é fortalecer a pecuária na cidade e região como nunca: “Repito aqui o que disse na reunião anterior, feita no Guaxupé Leilões. O governo municipal estava em dívida com o ‘Mais Genética’ e estamos, agora, correndo atrás do tempo perdido. Há trinta anos, em Guaxupé, quase todo mundo que produzia café, tinha também o gado leiteiro. Hoje, são poucos os guerreiros que mantêm a atividade. Então, a ordem do prefeito Jarbinhas é fazer o que for possível para auxiliar na causa, que o deputado Emidinho abraçou e nós estamos juntos também nesta empreitada”, finalizou o secretário municipal de governo e planejamento de Guaxupé, Artur Fernandes Gonçalves Filho.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.