Autor: Jackeline - Data: 10/09/2021 16:29
Soluções tecnológicas otimizam serviços de defesa sanitária animal em Minas Gerais
Um dos desafios propostos pelo Seed - programa de aceleração de startups do Governo de Minas -, na edição de 2021, era encontrar respostas para demandas e serviços do Estado. Um deles, por exemplo, era a busca por uma solução que agilizasse a comunicação do serviço veterinário oficial do Estado, de forma célere e eficiente, permitindo uma assistência mais veloz em casos de surtos e doenças.
O estímulo deu certo e, agora, soluções tecnológicas apresentadas pela startup Ouvidor Digital vão ajudar no trabalho do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Em parceria, será possível aprimorar o recebimento das notificações on-line de suspeitas de doenças em Minas por parte dos produtores, empresários e instituições de todo estado. A iniciativa também impulsiona a modernização do serviço, permitindo a sintonia necessária para identificar necessidades reais de melhoria.
As soluções tecnológicas apresentadas pela startup Ouvidor Digital e suas futuras implementações aos serviços do IMA em Minas terão potencial, inclusive, para serem modelos para outros órgãos do setor em todo o país, e darão suporte ao atendimento realizado pela Defesa Sanitária Animal que dispõe de plataformas oficiais para notificações on-line de doenças infectocontagiosas que acometem animais de produção.
Notificações
As notificações são acompanhadas pela Coordenação de Informação e Epidemiologia do IMA, que trabalha em conjunto com os programas sanitários orientando os fiscais do campo.
Para registrar as notificações existem dois cenários: a de suspeita de doenças ou de alta mortalidade de animais. A primeira é feita por médicos veterinários, cidadãos e produtores rurais que já têm um conhecimento prévio sobre os sintomas das diversas doenças de notificação obrigatória no país.
A Coordenação de Informação e Epidemiologia faz verificações diárias no Sisbravet para acompanhamento dos lançamentos e, observadas inconsistências, são imediatamente enviadas aos responsáveis pelos programas sanitários para que solicitem as adequações.
A plataforma recebe as notificações por meio do link de sua página e nos sites próprios de cada um dos órgãos de defesa agropecuária. Os registros são direcionados imediatamente às Unidades Veterinárias Locais (UVL) de todo o país, no caso de Minas Gerais, recebidas pelos escritórios do IMA lotados estrategicamente no estado. Acompanhe o passo a passo de como realizar uma notificação clicando AQUI!
CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do Jornal JOGO SÉRIO em seu whatsapp. Veja, logo mais, no www.jornaljogoserio.com.br, outras informações sobre a comunidade em que você vive.
Crédito: Agência Minas
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas
-
Agricultores conseguirão rever contratos e parcel...
-
Cooperativa é destaque na 24ª edição de anuário d...
-
O evento destacará ofertas da agricultura familia...
-
Em Guaxupé, o ministro Luiz Marinho visitou insta...
-
Veja o vídeo desse conteúdo e saiba como proceder...