Autor: Carlos Alberto - Data: 25/08/2020 11:54

Francis acolhe demanda de catadores insatisfeitos com o novo formato da reciclagem no Aterro Municipal

Francis: "Eu, com certeza, estou do lado dos agentes ambientais, que tiram o sustento de suas família de lá (do Aterro)"
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Francis acolhe demanda de catadores insatisfeitos com o novo formato da reciclagem no Aterro Municipal

O vereador Francis Osmar da Silva externou, nesta noite de segunda-feira, 24 de agosto, os problemas levados a ele por agentes ambientais autônomos atuantes no Aterro Sanitário de Guaxupé. De acordo com o parlamentar, há dois anos a Prefeitura firmou um pré-acordo com os trabalhadores de que eles administrariam a usina de reciclagem, que encontra-se ainda em fase de implantação. Porém, parte dos catadores, conforme o legislador, não terá sua vaga assegurada no local, o que foi recebido com grande preocupação pelo político.
"Ouvi vereadores amigos nossos comentando que está tudo muito bacana, mas eu estou preocupado, do fundo do coração! Dia 15 de outubro de 2018 foi feita uma reunião no Teatro, onde foi prometido o "mundo e o fundo" ao pessoal que trabalha no Lixão. Então, peço um ofício à Prefeitura sobre as promessas feitas a eles. Pelo que me chegou, grande parte está descontente com o que está acontecendo. Por isto, estou com reunião marcada para amanhã com as partes, pois quero ouvir a todos, já que nesta reunião, em 2018, estávamos presentes eu, além de autoridades do Meio Ambiente, do setor de Obras, Segurança e do Desenvolvimento Social. Então, hoje umas dez pessoas me relataram a preocupação com o que vem acontecendo. Quem vai administrar a usina? Sim, pois a primordi a Associação é que administraria", questionou Francis.

 

Entenda o caso
Para se entender melhor, há cerca de dois anos representantes da Prefeitura reuniram-se com agentes ambientais no Teatro Municipal Arlete Souza Mendes, a fim de debaterem a regularização de uma entidade que pudesse administrar a usina de reciclagem. Na ocasião, o Município se reponsabilizou pela construção do imóvel e a compra dos maquinários, sendo que a Associação dos Recicladores é que administraria o local. Porém, no ano passado Guaxupé firmou parceria com a "Recicleiros", uma empresa ambiental, cujo trabalho é implantar usinas de reciclagem no País. A partir de então, foram efetivados os trâmites para a implantação do sistema, que encontra-se, hoje, adiantado, inclusive com cerca de trinta pessoas já aptas ao início do trabalho. Estas, de acordo com o apurado, foram submetidas a processos seletivos junto a vários candidados, os quais não foram aprovados nos quesitos necessários. Entretanto, o objetivo da Recicleiros é ampliar a mão-de-obra e, na oportunidade, aproveitar todas as pessoas interessadas. Ainda sobre a questão, a Prefeitura não emitiu pronunciamento oficial, mas membros do alto escalão garatem que, de fato, os integrantes da Associação serão os administradores da Usina. Contudo, a Recicleiros permanecerá no local até que os próprios guaxupeanos tenham condições de tocar o negócio de forma independente. "Eu, com certeza, estou do lado dos agentes ambientais, que tiram o sustento de suas família de lá (do Aterro). Enfim, vamos ver o que pode ser feito e tomara que tudo dê certo", finalizou Francis Osmar. Veja, logo mais, outras informações sobre este tema.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.