Autor: Carlos Alberto - Data: 01/07/2020 05:39

Evento Online no Sudoeste de Minas reúne prefeitos e gestores de quase 30 municípios

Webinar trouxe para o ambiente virtual informações sobre como as Prefeituras de Extrema, Guaxupé, Monte Santo de Minas e Paraguaçu têm investido em tecnologia para atender a população durante a pandemia
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Evento Online no Sudoeste de Minas reúne prefeitos e gestores de quase 30 municípios

O uso de tecnologia para atender a população durante a pandemia foi tema de encontro online e inédito no Sudoeste de Minas que reuniu representantes de 30 municípios nesta terça-feira (30). Promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), o Webinar, apresentado pela jornalista e diretora da S. Clara Comunicação, Valdireni Alves, trouxe para o ambiente virtual informações sobre como as Prefeituras têm investido nas Tecnologias da Informação e Comunicação diante da crise do coronavírus enfrentada pelas cidades. “É um momento de mudança. Os municípios que não haviam percebido a importância da tecnologia estão correndo para se adequar”, observou o diretor da RCD, José Marinho.

O prefeito de Monte Santo de Minas e presidente da AMOG, Paulo Sérgio Gornati, lembrou da importância das ferramentas de comunicação. Em meio à pandemia, o município comemorou o aniversário de 200 anos com uma live de artistas locais. “Tivemos mais de 12 mil acessos. Estamos construindo o chamado novo normal e se não fosse essa tecnologia hoje seria praticamente impossível das coisas acontecerem. Além de trazer informações em tempo real, conseguimos levar o nosso trabalho ao munícipe”, ressaltou o prefeito, citando inovações tecnológicas na Educação e Saúde.

O prefeito de Paraguaçu, José Tibúrcio do Prado Neto (Netinho), comentou sobre o uso de telemedicina, WhatsApp, atendimentos psicológicos remotos e produção de vídeos. “O importante é comunicar, levar a mensagem à população. A covid é seriíssima e temos que usar todos os artifícios para comunicar”, disse o prefeito.

Para o diretor de Informática de Guaxupé, Francisco Carlos Ribeiro, as Prefeituras estão cada vez mais entendendo a importância da tecnologia para se fazer gestão, em especial nesse momento de necessidade de distanciamento social. “E dar atenção ao cidadão que é primordial, mas se não melhorar essa estrutura de informática não é possível atender a demanda das secretarias”.

Em Extrema, uma malha de internet rural leva conexão às unidades municipais mais afastadas. “São 30 pontos rurais interligados, entre UBS, PSF, escolas e creches. Os gestores nessa pandemia estão usufruindo muito dessa internet, onde eles conseguem ter o acesso online através de sistemas e serviços em nuvem”, conta o supervisor de TI de Extrema, Antônio Carlos Aparecido Nascimento. De acordo com ele, a conexão beneficia ainda a população com a disponibilização da internet gratuita  em um raio de 200 metros nos locais. “É interessante porque com a malha de wifi rural os agentes de saúde estão utilizando tablets. Isso evita um retrabalho e os profissionais conseguem alimentar a base de dados”, argumento o supervisor de TI.

Além de modelos em andamento nas prefeituras, o evento online trouxe soluções de mercado disponíveis às Prefeituras, com destaque para o setor de Licitação e Contratos. O analista de Projeto da Compras BR, Rodrigo Schluchting, lembra que o pregão eletrônico é a ferramenta que vem dar transparência às contratações nas Prefeituras. Segundo ele, a modalidade passou a ser obrigatória para municípios com população entre 15 mil e 50 mil habitantes, a partir do decreto 10.024 de 2019. “Por ser uma plataforma online pode-se utilizar de casa e a prefeitura não fica parada nas suas compras para atender a população”.

Já o advogado Marcel Fracaro reforça que a automatização dos contratos pode ajudar no gerenciamento das informações. “Nunca se exigiu tanto que fossem realizadas contratações de forma tão rápida para garantir que chegue à população serviços e bens essenciais. Por meio de relatórios, a ferramenta consegue trazer em tempo real informações essenciais sobre como anda as quantidades dos produtos adquiridos e os serviços que estão sendo prestados à população”, comentou o especialista.

Conforme o diretor da Sonner, Jaderson Tavares, a integração dos sistemas possibilita a tomada de decisão baseada em dados. “Outra questão muito importante é integrar e trazer o cidadão para próximo da Prefeitura através dos serviços digitais”, observa. O Webinar das Cidades Digitais do Sudoeste de Minas estará disponível na íntegra a partir desta quinta-feira (02) no canal da RCD no YouTube: https://www.youtube.com/rcdcom. O evento contou com a parceria da S. Clara Comunicação, STG Soluções/SisContratos, Compras BR e Sonner, além do apoio institucional das Associações de Municípiois Alago (Lago de Furnas), Ameg (Médio Rio Grande), Ambasp (Baixo Sapucaí) e Amog (Baixa Mogiana).

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.