Autor: Carlos Alberto - Data: 18/02/2020 10:09

Guaxupé receberá 4% do lucro da Copasa para investir em saneamento

Rafaela, do Meio Ambiente Municipal, explanou sobre a lei aprovada na Câmara, na noite de ontem, a pedido do vereador João Fernando, quem despertou o Município para a possibilidade do repasse
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

A diretora da Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura de Guaxupé, Rafaela Macedo Soares, usou a Tribuna da Câmara Municipal nesta noite de segunda-feira, 17 de fevereiro, para explanar sobre o Projeto 07/2020, do Executivo local, que trata da instituição da "Política Municipal de Saneamento Básico; cria o Fundo Municipal de Saneamento Básico". Apresentada em regime de urgência pela Prefeitura, a matéria resultará no repasse de 4% do lucro da Copasa, para a municipalidade investir em água, esgoto, resíduos e drenagem urbana. Reivindicado pelo vereador João Fernando de Souza desde agosto de 2019, o Plano de Saneamento Básico finalmente começa a se desenvolver.
Rafaela enfatizou o conteúdo da Lei, que atende à Resolução 110/2018, da ARSAE, agência fiscalizadora das concessionárias de água e esgoto. Neste aspecto, a profissional explicou que o Plano, propriamente dito, ainda não foi feito, mas isto não impedirá Guaxupé de receber o recurso: "Até então, o Município não dispunha do dinheiro para elaborar o Plano, que fica em torno de R$ 200.000 a R$ 300.000. Porém, a FUNASA abriu um edital e ganhamos o projeto, que foi feito pela UFMG. Portanto, começaremos o "Plano" em março, mas conseguimos já alinhar a possibilidade de recebermos o recurso sem o Plano, pois teremos já a lei que cria o Fundo e o Plano instituída", esclareceu Rafaela.

Vereador João Fernando
Evidentemente feliz com a apresentação do Projeto, que foi aprovado por unanimidade na 2ª sessão da Câmara, realizada na noite de ontem, o vereador João Fernando comemorou: "Vou oficiar ainda hoje nosso amigo Claret", disse João, que se referiu ao diretor da ARSAE, Antônio Claret, com quem João Fernando integra a "Política com Queijo", relativa às demandas em favor do povo mineiro. Claret, conforme João já divulgou mais de uma vez, foi o responsável por orientá-lo a respeito da possibilidade de Guaxupé se habilitar ao Plano de Saneamento Básico, desde quando o vereador passou a cobrar a concretização, que dependia da Prefeitura: "Agora, é torcer para Guaxupé ser habilitado o mais rápido possível", completou João Fernando.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.