Autor: Carlos Alberto - Data: 12/02/2020 18:46

Projeto de Beltrão oficializa 6 de janeiro como o "Dia de Reis em Guaxupé"

Vereador externou os pontos religiosos, culturais e turísticos que a aprovação do projeto provocará em Guaxupé
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

O vereador Paulo César Beltrão, que é popularmente conhecido como Paulinho, fez um pronunciamento nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, durante a 1ª Sessão Ordinária da Câmara de Guaxupé. Autor do Projeto de Lei 02/2020, que “inclui o "Dia de Reis" ao Calendário Oficial do Município de Guaxupé", o político obteve apoio dos pares e sua proposta foi endossada por unanimidade. Admirador das Companhias de Reis, Paulinho observou a necessidade de fixar a data especial, com vistas não só ao respeito pela religiosidade do tema, mas também ao incentivo do turismo e comércio.
Paulinho usou a Tribuna para pedir o apoio dos colegas de Câmara. Depois, o vereador apresentou parte de um vídeo onde conversou com um dos mais tradicionais foliões da cidade, Donizetti de Moura, o popular "Fiíco", que tem 65 anos, dos quais boa parte foi vivida em função das Cias. de Reis. No conteúdo do vídeo, o entrevistado externa a importância da referida tradição e pede mais respeito à cultura em questão. (Veja o vídeo, na íntegra, logo acima).
Evidentemente feliz com a aprovação unânime da matéria, Paulinho Beltrão comemorou: "Em nosso calendário temos, por exemplo, o "Natal de Luz". Então, que também o dia 6 de janeiro seja eternizado como o "Dia de Reis". Será muito bom não só para os religiosos, mas o turismo e o comércio também terão reflexos positivos com esta conquista. Agradeço aos pares de Câmara por apoiarem e parabenizo a todos os integrantes das Cias. de Reis de nossa cidade, pois o trabalho de vocês é maravilhoso! Para quem não sabe, Guaxupé está entre as principais cidades no que diz respeito a este tipo de folclore", comentou Beltrão.

O apoio dos pares
Entre os vereadores, além dos votos favoráveis, alguns manifestaram-se: "Parabenizo ao Paulinho Beltrão e voto com gosto, pois meu avô foi embaixador, meus tios e eu vestíamos como "bastiões". E, se Deus quiser, o turismo religioso será muito fomentado com isto. Vamos cobrar o Secretário de Cultura para isto", endossou Donizetti Luciano dos Santos, o Zettinho. "Também parabenizo ao Paulinho, que homenageou todas as Cias. de Reis. Eu, particularmente, tive a "Casa de Carnes Santos Reis", onde demonstrava minha devoção", participou Luzia Angelini Silva. "Meu pai era devoto de Santos Reis, todos os anos saía com sua Cia. e, então, voto com alegria", disse Wilson Ruiz de Oliveira, o Tomate, que se emocinou na ocasião. "Com esta organização no calendário oficial, será muito bom para o Patrimônio Cultural", manifestou-se Salma Regina Gallate. "Já saí várias vezes na Cia. de Reis com o Tomézinho, meu pai. E, então, estou orgulhoso por votar este projeto", disse Francis Osmar da Silva, que lembrou nomes de antigos foliões, tradicionais da cidade, já falecidos. Ao final das manifestações, os parlamentares aprovaram o projeto em 1ª e 2ª votações. - Veja, logo mais, outros temas da 1ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Guaxupé.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.