Autor: Carlos Alberto - Data: 07/01/2020 14:26

Guaxupé poderá ter uma das eleições mais movimentadas da história

Com várias lideranças interessadas na Prefeitura e nas vagas da Câmara Municipal, o pleito deve ser acirrado
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Guaxupé poderá ter uma das eleições mais movimentadas da história

Com a virada do ano, as atenções voltam-se para as eleições municipais, que acontecerão no início de outubro, em praticamente todo o País. Na cidade de Guaxupé, onde as disputas costumam ser bastante acirradas, os bastidores encontram-se um tanto quanto movimentados, com os grupos se fortalecendo para o pleito. Porém, até então há apenas especulações quanto aos nomes dos políticos que pretendem concorrer à Prefeitura e as vagas disponíveis na Câmara Municipal. Composto por diferentes lideranças, o cenário político-eleitoral guaxupeano deve reservar grandes surpresas à população.
No grupo da situação, hoje liderado pelo prefeito Jarbas Corrêa Filho (Jarbinhas), ninguém comenta sobre o nome do indicado para disputar a sucessão. Porém, na cidade cogitam-se o secretário de Governo e Planejamento, Artur Fernandes Gonçalves Filho (Arturzinho), além do atual vice-prefeito, dr. Heber Hamilton Quintella, que administrou a cidade entre 1997 e 2004. Contudo, o nome do escolhido, por enquanto, é segredo ou a decisão, por outro lado, pode ainda não ter ocorrido, haja vista que nos bastidores corre a notícia de que a definição dependerá de Jarbinhas e todo o seu secretariado. Apontado como um dos melhores gestores da história, Jarbas Filho pretende dar continuidade ao projeto de desenvolvimento e ordem econômica impostos no início de seu mandato anterior.
Já por parte da oposição, que pode ser representada este ano por até quatro grupos diferentes, as informações encontram-se ainda bastante fragmentadas, com lampejos de nomes cujas candidaturas podem ou não prosperar. Entre eles, o presidente do PRB, Marco Antônio Araújo, conhecido popularmente como "Barretinho", já avisou que tentará de novo chegar à Prefeitura (ele já disputou três eleições, não tendo sido eleito em nenhuma das vezes). Popular principalmente junto à classe trabalhadora, Barreto luta ainda para se superar de problemas ocorridos após a eleição de 2016, quando envolveu-se em escândalo por conta de polêmica em serviços de construções elétricas prestados. Porém, nos bastidores, há quem diga que ele já esteja pronto para mais um embate político neste pleito de outubro próximo e que, mais do que isto, virá numa nova roupagem.
Também tem sido bastante cogitado o lançamento de João Tadeu Silva, que se caracterizou como "Tadeu da Saúde" por ter trabalhado três vezes com os prefeitos Abrão Calil Filho (Abrãozinho) e o o próprio Jarbinhas, com quem Tadeu manteve sempre muita proximidade, tendo inclusive declarado apoio irrestrito ao colega na última eleição municipal. Hoje, porém, Tadeu ocupa o cargo de assessor do deputado federal Emidinho Madeira, o qual adotou, até então, a postura de não interferir em disputa político-partidária em Guaxupé, onde o parlamentar nacional goza de grande prestígio. Contudo, o próprio Tadeu tem revelado a vontade de participar da "briga", com o objetivo de apagar a má imagem deixada em 2004, quando foi o último colocado na concorrência que elegeu Roberto Luciano Vieira, do PT, como prefeito de Guaxupé, com Barretinho em segundo lugar.
Ainda dentro do cenário político guaxupeano constam nomes como do vereador João Fernando de Souza, ainda no PSDB, mas declaradamente adversário do grupo que atualmente administra Guaxupé. Líder de votos no último pleito, João foi beneficiado pela postura reta, tendo sido o único legislador, entre os treze com quem compôs a gestão 2013/16, poupado pela Justiça, no processo conhecido nacionalmente como a "farra das diárias". Sempre diplomático, João Fernando já disse que não pretende concorrer à reeleição, na Câmara, mas se interessaria em participar como candidato a prefeito ou vice-prefeito. Na cidade, diga-se de passagem, há quem dê como cer.ta a dobradinha "Tadeu & João Fernando", mas não há, contudo, nada de oficial.
Entre os chamados novatos da política local estão nomes promissores, como do ativista socioambiental Luciano Reis, do Guaxu Nascentes, que já admitiu a possibilidade de se candidatar a prefeito pelo Partido Verde. Abnegado às causas humanitárias, ele tem se destacado por meio do serviço voluntário em instituições, além de outros feitos, que o dão notável projeção. Entretanto, o próprio Luciano comentou com o Jornal JOGO SÉRIO, há algumas semanas, que no momento não pensa em assumir desafios na política. Contudo, sabe-se que o partido tem o interesse em lançar candidatura própria.
Com várias lideranças político-partidárias, Guaxupé deve ainda contar com candidatura própria no Partido dos Trabalhadores, que na última eleição lançou a dupla Raul Clemente Júnior e Paulo Eduardo Stempiniewski. Para 2020, a direção da legenda não divulgou nada ainda sobre suas pretenções, mas reuniões têm acontecido periodicamente, com vistas ao fortalecimento do grupo, cuja expressividade encontra-se bastante prejudicada pelos escândalos nacionais. Alheia a isto, no Município a militância demonstra fidelidade à causa e estratégia, quando a pergunta é: "Quem será o candidato do PT este ano?".
Apesar da grande incerteza em termos de candidatos, a expectativa é de que a "briga" seja acirrada, já que dentro de legendas, como o próprio PSC, onde está filiado o ex-prefeito Abrãozinho, há o interesse de envolvimento direto com as eleições deste ano. Conforme a Justiça Eleitoral, este ano o primeiro turno ocorrerá dia 4 de outubro e, nas cidades onde for necessário, o segundo está marcado para o dia 25 do mesmo mês. Porém, até abril deste ano, os partidos interessados em disputar a eleição terão já que estar registrados. Entre as principais mudanças, não será permitida coligação para candidaturas a vereador, mas a aliança continuará valendo para cargo majoritário. - Veja. posteriormente, outras informações sobre as Eleições Municipais em Guaxupé.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.