Autor: Carlos Alberto - Data: 03/01/2020 19:27

Aprovado projeto de Arantes que incentiva o uso de rejeitos na construção civil

O projeto do deputado Arantes segue agora para a sanção da lei pelo governador Romeu Zema
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Aprovado projeto de Arantes que incentiva o uso de rejeitos na construção civil

A Assembleia Legislativa (ALMG) aprovou em 2º turno, na quarta-feira (18/12), o Projeto de Lei nº5.211/2018, de autoria do deputado Antonio Carlos Arantes, que reduz o ICMS a 0% (zero por cento) para produtos da construção civil feitos a partir de rejeitos minerários, como laje pré-moldada, tijolos cerâmicos, blocos de concreto, cerâmica, manilhas e conexões, telhas, etc.
Os rejeitos são resultados da atividade mineradora. Minas Gerais é o principal estado minerador do País, destacando-se na produção de ferro, ouro, zinco, nióbio, fosfato, calcário, gemas, alumínio, níquel, manganês, granito, além de grafita e chumbo. O problema é que, na extração desses produtos, são gerados resíduos minerários que representam riscos ao meio ambiente.
Com a aprovação do projeto do deputado Antonio Carlos Arantes, a natureza, o consumidor e as empresas sairão ganhando: “O consumidor terá produtos com maior durabilidade; as empresas que trabalham com rejeitos da mineração terão a carga tributária reduzida, e o meio ambiente sofrerá menos, porque vamos incentivar a utilização desses materiais na construção civil. Além disso, vamos favorecer também a redução da extração de areia e de pedras da natureza”, afirmou. O projeto do deputado Arantes segue agora para a sanção da lei pelo governador Romeu Zema. (Texto e fotos: Juvenal Cruz Junot)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.