Autor: Carlos Alberto - Data: 15/11/2019 13:00

Encerrado, após dois dias de capacitação plena, o "Curso para Pré-Candidatos a Vereador"

Evento foi organizado pela Escola do Legislativo, da Câmara de Guaxupé. Na imagem, o palestrante Pedro Alves ministra aula sobre comunicação eleitoral
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Encerrado, após dois dias de capacitação plena, o

Terminou nesta quarta-feira, 13 de novembro, o "Curso para Pré-Candidatos a Vereador", promovido pela Escola do Legislativo, da Câmara Municipal de Guaxupé. Realizado em dois dias, o evento constou de capacitações ministradas por especialistas dentro do tema proposto. Coroada de sucesso, a iniciativa foi ao encontro da formação de uma classe política ética, engajada com os anseios coletivos e eficiente àquilo que se propõe à sociedade.
O último dia do curso contou com as palestras "Direito Eleitoral", com o professor Wladimir Dias, especialista em Direito Público e mestre na área de Administração Pública, com graduação em Direito; e "Comunicação Eleitoral", com o professor Pedro Luiz Alves, que é assessor de comunicação da Câmara, comunicólogo formado em Publicidade e Propaganda, pelo Unifeg, e pós-graduado em marketing político. Cada qual a seu estilo, os docentes utilizaram recursos audiovisuais e suas experiências científico-práticas para instruir aos alunos. "Na política, hoje em dia, não há mais espaço para amadores. Portanto, quem não estudar, estará fora dos planos dos eleitores", enfatizou Pedro.

Capacitação continuada!!!
Com uma adesão expressiva, o curso foi prestigiado por vereadores em exercício, além de postulantes a cadeiras em Câmaras Munipais, Prefeituras e também assessores parlamentares ou de cargos executivos, dentro do poder público ou não. "Utilizo as redes sociais praticamente 24h por dia, pois apesar de dar atendimento pessoal na Câmara, resolvo muita coisa pela internet. Então, sei bem o valor de uma boa comunicação", comentou o vereador Adriano Lange, de Cabo Verde, já no 4º mandato. "Estou com um ótimo professor e cursos iguais a este são essenciais", continuou o colega dele, Claudemir Donizete Oliveira, que tentará um cargo no Legislativo em 2020. "Esta capacitação é de suma importância para nós, pré-candidatos, mas também a quem já é vereador, pois capacitação é fundamental sempre", complementou o guaxupeano Kauhan William Inácio da Silva, que é formando de Direito pelo Unifeg e ativista político.

Encontros com a Política
Denominado "Encontros com a Política", o curso da Escola do Legislativo foi aberto neste dia 12, com a palestra "Processo Legislativo", ministrada pelo professor doutor Wladimir Rodrigues Dias, que é especialista em Direito Público e mestre na área de Administração Pública, com graduação em Direito. Consultor da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, ele discorreu a respeito da legalidade, as funções dos agentes políticos, entre outras informações. "Fiquei muito feliz com a ampla adesão, pois isto prova que os cidadãos da região estão mesmo interessados em buscar conhecimento para representarem suas comunidades", disse dr. Wladimir.
Ainda no primeiro dia, o professor Ivan Capdeville Júnior, mestre em Linquística pela UFMG e sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Retórica, aplicou a aula "Oratória". Também docente da Escola do Legislativo da ALMG, o palestrante transmitiu técnicas importantes para o político se apresentar bem em público, destacou o que é ou não adequado e estabeleceu a importância da vivência, do pensamento e da fala. Tudo isto, por meio de ciências comprovadas, experiência na vida pública e um conhecimento acadêmico vasto. "A oratória estuda os aspectos formais da palavra. Um discurso político precisa ser muito bem feito, pois pode ajudar, mas também prejudicar demais a quem o proferiu", frisou o especialista.

Escola para a cidadania
Evidentemente feliz com o sucesso da promoção, a diretora da Escola do Legislativo, Brunna Luyza, ressaltou: "Pra nós, esse evento é um avanço muito grande para a Escola do Legislativo de Guaxupé. Ficamos muito felizes por oportunizar essa educação política e cidadã a toda população. Esse "Curso para Pré-Candidatos a Vereador" surgiu por meio de uma conversa informal com professor da Escola da ALMG, Ivan Capdeville. Essa ideia veio de encontro aos anseios da população, que em sua grande maioria entende que os vereadores deveriam fazer uma capacitação prévia antes de se candidatar. Iniciativas como essas são a forma de começar a transformação da nossa sociedade, pois sabendo exercer de forma correta e com qualidade o poder democrático, conseguimos dar um grande avanço nas escolhas dos nossos representantes políticos. Só tenho que agradecer a todos os participantes, pois esse curso foi um grande sucesso! E, com certeza, teremos próximos encontros como estes para cada vez mais levarmos a educação política e cidadã a todos", finalizou a organizadora.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.