Autor: Carlos Alberto - Data: 28/03/2019 11:45

Vereadores cobram adesão de Guaxupé em campanha do deputado Emidinho, pelo fim das filas de cirurgias eletivas

Beltrão (foto), Francis, Zettinho, Timóteo e dra. Salma reiteraram a importância da entrada do Município no programa do deputado. Daniela, da Saúde Pública, garante que Guaxupé fará parte, embora já esteja, conforme ela, inserido nos programas do governo, via SUS Fácil
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Vereadores cobram adesão de Guaxupé em campanha do deputado Emidinho, pelo fim das filas de cirurgias eletivas

Vereadores cobraram, nesta noite de segunda-feira, 25 de março, a Secretaria de Saúde de Guaxupé pelo suposto não cadastramento do Município num dos programas do SUS Fácil, com vistas à realização de cirurgias eletivas. Os parlamentares, que obtiveram a eventual informação nesta segunda-feira, 25 de março, em evento organizado pelo deputado federal Emidinho Madeira, na cidade de Nova Resende, pediram empenho, a fim de que a cidade não perca a oportunidade, uma vez que tanto o referido parlamentar nacional quanto o senador Rodrigo Pacheco teriam já indicado mais de R$ 14 milhões à região, com o objetivo de zerar as filas de pacientes necessitados de operações diversas. Apesar de enxergar com gratidão a campanha do deputado, a gestora guaxupeana de Saúde, Daniela Betteli, garantiu que a cidade já está inserida nos programas do SUS Fácil e que, após tomar conhecimento do trabalho daquele líder político em favor da região, também enviará documentações à equipe de Emidinho, para haver a contemplação de Guaxupé aos recursos prometidos.

O assunto foi levado a plenário durante a 2ª Sessão Ordinária da Câmara, pelos vereadores Francis Osmar da Silva, Paulo César Beltrão (Paulinho), Francisco Timóteo de Rezende (Chico) e Salma Regina Gallate: “Quero dizer que o Executivo errou um pouco aí, pois tinha prazo para cadastrar Guaxupé para mais cirurgias e eles falharam. Mas, ganharam um prazo de mais dez dias e, com certeza, vão conseguir”, disse Timóteo, que esteve na reunião de Emidinho, com os já citados colegas de legislatura: “Nesta reunião, estavam também o Artur e a Daniela (respectivamente secretários de Governo e Saúde). Graças a Deus que foram, pois senão ficaríamos fora do programa! Então, que a população cobre de nós, vereadores, e dos secretários, pois há milhares de pessoas na fila para cirurgias eletivas”, reforçou Beltrão. “Espero que este dinheiro chegue, que as cirurgias sejam realizadas logo e que Guaxupé seja inserido neste programa. É inadmissível que fiquemos sem o benefício por falta de cadastro”, participou, também, a vereadora Salma Regina Gallate, que é médica e atua na rede pública local.

 

Gestora da Saúde agradece, mas explica que “não é bem assim”

O Jornal JOGO SÉRIO procurou a secretária municipal de Saúde, Daniela Betteli, a qual informou: “O SUS Fácil trata-se de um sistema oficial do Estado de Minas Gerais, onde todas as cirurgias, tanto eletivas quanto de urgência, são inseridas, pois sem esse cadastro nenhuma cirurgia pode acontecer. E, sendo assim, o município de Guaxupé possui todas as cirurgias registradas nesse sistema. Essa é uma logística de todos os Estados, que no Estado de Minas carrega o nome de ‘SUS Fácil’. Penso que a indagação dos vereadores seja com relação ao envio dos dados à equipe do nobre deputado Emidinho Madeira. Essa sim, de fato, não foi enviada, pois somente tive conhecimento naquele evento! O projeto do deputado nos foi apresentado no dia 19 de fevereiro último, quando sua assessora, Lígia, entrou em contato com nossa equipe, solicitando assinatura e adesão à proposta, sendo que no dia seguinte assinamos a proposta: eu, o prefeito e o provedor da Santa Casa de Guaxupé! Ou seja: temos muito interesse em participar do projeto e, inclusive, que as cirurgias sejam realizadas na cidade de Guaxupé, pois temos um hospital inserido da rede de saúde como referência para nove municípios da microrregião. Diante da informação obtida nesse encontro com o Deputado e sua equipe, os dados das cirurgias estão sendo compilados e será enviado o quanto antes para que possamos dar continuidade ao programa. Reitero que Guaxupé, assim como os 21 municípios apresentados que também não enviaram os dados, agradecem tamanho respeito e compromisso que o deputado tem com nossos municípios”, enfatizou Daniela.

 

Por que as 134 cirurgias já licitadas em Guaxupé também estão paradas?

O vereador Francis, ainda na sessão da Câmara, manifestou sua indignação sobre um suposto impasse ocorrente em a Prefeitura e a Santa Casa de Guaxupé, o que estaria, segundo ele, impedindo a realização de 134 cirurgias eletivas: “Guaxupé tem 134 cirurgias já prontas para serem feitas, mas por algum motivo isto não aconteceu. E, por isto, hoje mesmo fiz ofício à secretária de Saúde, solicitando com urgência uma reunião com o provedor da Santa Casa de Guaxupé, para saber o motivo pelo qual estas cirurgias, que já estão acertadas, até hoje não foram feitas. Há pessoas na fila, já tudo licitado e elas não fazem. Então, com certeza, a secretária nos atenderá e veremos quando serão, realmente, feitas estas cirurgias eletivas em Guaxupé”, finalizou Francis.

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.