Autor: Carlos Alberto - Data: 27/07/2017 18:34

Deputado Arantes ressalta desenvolvimento da produção de vinhos em visita à região Sul de Minas

Todos os produtores visitados nas cinco cidades foram convidados a participar do projeto Aproxima, idealizado e coordenado pelo chef de cozinha Eduardo May
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Deputado Arantes ressalta desenvolvimento da produção de vinhos em visita à região Sul de Minas

O deputado estadual Antonio Carlos Arantes (PSDB) visitou, nesta segunda e terça-feira (24 e 25/07), algumas fazendas produtoras de uva e vinho em Caldas, Poços de Caldas, Andradas e Três Pontas, no Sul do Estado, além do município de Nepomuceno. Ele estava acompanhado do renomado chef de cozinha, Eduardo Maya, e seu assessor, Wander Aguiar, que também é chef de cozinha. O deputado Gustavo Corrêa (DEM) e o empresário Arnaldo Freire também participaram das visitas. O investidor está interessado em produzir vinho na região.

Todos ficaram impressionados com o grande desenvolvimento da região na produção de vinhos de altíssima qualidade. “Estamos vendo a quebra do velho paradigma de que o Brasil não tem cultura e capacidade para produzir bons vinhos”, afirmou Arantes. O objetivo das visitas foi o de conhecer a produção e ajudar na promoção do vinho mineiro.

Em Caldas, a comitiva esteve na fazenda da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), onde foi recebida pelo pesquisador Murilo Regina e pela enóloga Isabela Peregrino, que apresentaram um panorama da produção de uva e vinho da região. “A pesquisa de ponta, somada à inovação tecnológica e ao trabalho competente dá excelentes resultados”, disse Arantes, impressionado com a qualidade dos vinhos, muitos premiados internacionalmente em países como Inglaterra, Portugal e Bélgica.

Murilo é considerado pelos produtores da região como o “pai do vinho”. Uma das suas principais contribuições, fruto de suas pesquisas, é a colheita invertida e podas duplas ou a colheita de inverno. Em vez de colherem as uvas em janeiro, como de costume, os produtores passaram a colher em junho e julho, o que garante uma melhor qualidade das uvas e, por consequência, uma melhor qualidade dos vinhos. Além de enaltecer a atuação do Murilo, o deputado fez questão de elogiar, também, a Isabela Peregrino, que tem desenvolvido um belo trabalho junto ao pesquisador na produção e desenvolvimento dos vinhos na região pela Epamig.

A comitiva seguiu para Poços de Caldas, onde tomou um café da manhã com o ex-deputado Carlos Mosconi, atualmente um dos produtores de espumante de ótima qualidade da região, o Vila Mosconi. Arantes fez questão de agradecer o ex-deputado pela generosa acolhida e elogiá-lo pelo empreendedorismo.

De Poços de Caldas, os deputados, os chefs Eduardo Maya e Wander Aguiar e o investidor Arnaldo Freire foram para Andradas e visitaram a grande empresa familiar de vinhos e sucos de uva, Casa Geraldo, onde foram recebidos pelos proprietários Luiz Carlos Marcon e Michel Marcon, e pelo prefeito Rodrigo Lopes, o vice-prefeito João Luiz Magalhães e o vereador Reginho Basso.

A empresa gera mais de 100 empregos diretos no campo e na cidade e é um exemplo de empreendedorismo. Arantes ficou muito bem impressionado com a estrutura do lugar, que recebe em torno de 3 mil visitantes por fim de semana para degustação de vinhos, além de oferecer um belíssimo tour pela vinícola. Eles almoçaram na Casa Geraldo, que uma excelente infraestrutura para receber os turistas. No fim de semana anterior, o restaurante da família havia recebido mais de 1.700 visitantes para o almoço. “A família é um exemplo de empreendedorismo, tem contribuído para o desenvolvimento da região e do enoturismo”, elogiou Arantes.

Após a visita de Andradas, a comitiva seguiu para a Fazenda Capetinga, localizada no município de Três Pontas, com o objetivo de conhecer a produção do vinho Maria Maria, que já recebeu um dos prêmios internacionais mais reconhecidos – o Prêmio da Decanter. Eles foram recebidos pelo proprietário e amigo, Eduardo Junqueira, que já é conhecido por ser um grande produtor de um dos melhores cafés da região. “Eduardo é um grande empreendedor. São 40 hectares de uva de alta qualidade, um vinho excelente, com reconhecimento internacional, com prêmios em países como Inglaterra e Portugal. Pessoas como ele garantem o desenvolvimento econômico da região gerando emprego e renda e criando uma história de sucesso para o vinho brasileiro”, destacou Arantes.

A terça-feira terminou em Nepomuceno, na residência dos empreendedores Marcos e Ana Paula Veiga e seus filhos. Eles são destaque quando o assunto é mel e produtos derivados do mel, como própolis, pomadas e cremes, tudo de altíssima qualidade.

Todos os produtores visitados nas cinco cidades foram convidados a participar do projeto Aproxima, idealizado e coordenado pelo chef de cozinha Eduardo Maya. A proposta é abrir espaço para que os produtores possam expor e vender seus produtos diretamente para os consumidores em feiras organizadas pelo projeto. “Fiquei positivamente impressionado com a qualidade dos produtos que vão enriquecer, e muito, a feira Aproxima”, comentou Eduardo Maya.

Está é a segunda viagem que o renomado chef faz ao Sul de Minas com o deputado Arantes para conhecer os produtos da região. Segundo Maya, dessa vez, eles foram a um “outro Sul de Minas” com quase 100% do foco voltado para conhecer a produção de uvas e vinhos. Segundo ele, o ponto alto da viagem foi conhecer o grande pesquisador Murilo Regina, que vai transformar a viticultura brasileira. “Porque a mineira ele já está transformando com suas pesquisas e novas técnicas”, destacou Eduardo Maya.

Outro aspecto positivo da viagem apontado pelo chef foi o fato de se levar potenciais investidores para conhecerem a produção local. “Isso é uma maneira de estimular que novos empreendedores entrem no negócio transformando o Sul de Minas que já é conhecido como região cafeeira em uma região também marcada pela produção de vinhos de excelente qualidade. Daqui a pouco tempo não seremos mais apenas o estado do queijo, do café, da cachaça e das cervejas artesanais, que estão andando muito bem. Seremos também o estado dos vinhos de excelente qualidade. Seremos uma referência na enogastronomia”, avaliou Eduardo Maya, que fez questão de agradecer o convite do deputado Arantes e elogiá-lo pela excelente iniciativa.

Para Arantes, é gratificante ver de perto o “Brasil que dá certo, o produtor que faz a diferença ao colocar no mercado um produto de alta qualidade, competitivo. A presença do Eduardo Maya agregou demais nas duas viagens que fizemos juntos e tenho certeza de que tanto os produtores locais quanto o seu famoso e bem-sucedido projeto Aproxima vão sair ganhando muito com essa troca”, concluiu o deputado.

 

 

 

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.