Autor: Carlos Alberto - Data: 03/11/2016 16:16

Especialista comenta os 80% de renovação na Câmara de Guaxupé

Especialista aponta despreparo dos vereadores, desconhecido do marketing político e a questão ética como as causas da renovação.
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Especialista comenta os 80% de renovação na Câmara de Guaxupé

 A eleição de Outubro, para a Câmara de Vereadores, apontou uma renovação muito grande. Depois da apuração dos votos a população trocou 80% dos vereadores. Está mudança já era esperada.

As pesquisas, de todas as empresas, sinalizavam que haveria mudança e que a reeleição seria muito complicada, para prefeitos e vereadores, na maioria dos municípios brasileiros.

De acordo com Mauricio Romanini, consultor em marketing político, da MR Consultoria, com 15 anos de experiência e dezenas de campanhas realizadas, o cenário era desfavorável, “o Brasil, passa por uma crise econômica, política e de representatividade, com isto, os candidatos teriam que superar a desconfiança generalizada e se reinventar para convencer o eleitor de que era a melhor opção para sua cidade”, argumenta.

Outro fator apontado pelo especialista é o despreparo da maioria dos políticos, “a alta porcentagem de renovação nas Câmaras de Vereadores resulta do descompromisso e despreparo, a população não vê os vereadores atuando de maneira efetiva em benefício da cidade e o despreparo dos políticos é muito grande”, afirma Romanini.

Segundo pesquisa realizada pela MR Consultoria, nos últimos 12 anos, a renovação na Câmara de Vereadores de Guaxupé só aumentou (ver gráfico), “a falta de compreensão e conhecimento do marketing político levou muitos candidatos à derrota. Especificamente, nesta eleição, houve uma regra nova que limitava o tempo de campanha, muitos ficaram esperando para começar o período da campanha, ou seja, quando começaram a propaganda eleitoral de rádio e televisão”, pondera Romanini

Outro fator importante foi a denúncia que ficou conhecida como “a farra das diárias” – ainda em julgamento, que atingiu a maioria dos atuais vereadores. “As questões éticas e morais começam a fazer parte das campanhas políticas e, tendem a aumentar nos próximos anos. É a renovação necessária, no ponto em que o meio precisa”, afirma Romanini.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.