Autor: Carlos Alberto - Data: 22/08/2016 14:42

Deputado Emidinho Madeira acompanha ministro da Agricultura em visita a Guaxupé

Na Cooxupé, o deputado Emidinho mostra o café guaxupeano ao ministro Maggi
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Deputado Emidinho Madeira acompanha ministro da Agricultura em visita a Guaxupé

O deputado Emidinho Madeira, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cafeicultura e vice-presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria na Assembleia Legislativa de Minas, recebeu o Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, na última quinta-feira (19/08), que esteve em Guaxupé para conhecer a infraestrutura da maior cooperativa de café do Brasil, a Cooxupé, que conta atualmente com mais de 13 mil associados. O ministro e senador, que é um dos maiores plantadores de soja do Mundo e foi governador do Mato Grosso por dois mandatos, se mostrou surpreso com a complexidade empregada na industrialização do café. “Fiquei maravilhado com o que vi aqui hoje pela tecnologia que é empregada em toda a cadeia produtiva da lavoura até a xícara”, disse.

Várias autoridades como o presidente da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Maurício Lopes, o presidente do CNC – Silas Brasileiro, deputados federais e estaduais também estiveram presentes na Cooxupé, além dos secretários Neri Geller (Política Agrícola), Luis Rangel (Defesa Agropecuária), EumarNovacki (secretário executivo) e o assessor especial do ministro, Sérgio De Marco e Breno Mesquita da CNA – Confederação Nacional da Agricultura.

O presidente da Cooxupé, Carlos Paulino, disse que a meta para movimentação de café para este ano na Cooxupé é de 6 milhões de sacas, o que representa em torno de 7% de todo o café arábica produzido no Mundo. Ele também ressaltou a importância de ser um associado da cooperativa. “A Cooxupé é a que melhor remunera em sua área de abrangência, sem falar da transferência de tecnologia aos cooperados que têm conferido melhor qualidade do café ano após ano”, frisou.

Produtor tradicional de café no Sul de Minas e grande conhecedor do assunto, o deputado Emidinho Madeira, que é um dos idealizadores do ConCafé – Consórcio Público para o Desenvolvimento da Cafeicultura no Sul e Sudoeste de Minas, entregou um documento de apresentação do Consórcio ao Ministro e também o presenteou com o café gourmet produzido pela CoperVitae, cooperativa de pequenos produtores de Nova Resende, que já tem conseguido exportar para vários países. O deputado também destacou a importância do café para além do campo da economia. “Se o Sul de Minas fosse um país seríamos a maior nação produtora de café. É muito gratificante visitar o Complexo Industrial Japy que é uma das maiores estruturas de preparação de café do Mundo. Sem dúvida nenhuma a Cooxupé e toda a sua diretoria e colaboradores estão de parabéns pelo dinamismo administrativo. A visita do ministro comprova a importância do setor. Mas o café vai muito além do incremento na balança comercial do Brasil. São milhões e milhões de brasileiros que dependem da cafeicultura que gera muitos empregos e renda. Todo o apoio destinado ao setor cafeeiro ainda é muito pouco diante do que esta classe já fez e ainda continua fazendo pelo país”, finalizou o deputado Emidinho Madeira.

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.