Autor: Carlos Alberto - Data: 22/12/2023 12:47

Protetora independente pede melhorias ao bem-estar animal em Guaxupé

Ilza usou a Tribuna Popular para falar sobre "Causa animal: local temporário para a reabilitação de animais resgatados e de rua"
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Protetora independente pede melhorias ao bem-estar animal em Guaxupé

A causa animal foi abordada na Tribuna Popular da Câmara de Guaxupé durante a 20ª Sessão Ordinária, na última segunda-feira (11). A protetora independente de animais Ilza Aparecida Pinheiro dos Reis falou sobre “Causa animal: local temporário para a reabilitação de animais resgatados e de rua.” Durante sua fala, a cidadão abordou a importância do lar temporário e o respeito ao trabalho dos protetores independentes.
“Mais uma vez estou aqui em nome de muitos protetores e protetoras de animais independentes para reivindicar, de acordo com a Lei 21.970/2016, que determina a política pública de educação da população para a guarda responsável, castração gratuita, microchipagem e fiscalização rigorosa de comércio de cães e gatos e local temporário para o acolhimento de animais resgatados em situação de rua. Não se trata de um canil, ou de um depósito de animais, tendo em vista que a construção de um abrigo público, de acordo com muitas pesquisas e estudos, não é a solução. Pois, além de privar os animais de suas liberdades, causa sofrimento devido ao acúmulo de animais que se formará”, disse Ilza.
Durante a fala, ela ainda ressaltou que os protetores são voluntários que possuem outros compromissos pessoais. “Cuidar de um animal é trabalhoso, requer tempo e disponibilidade, conhecimentos específicos, responsabilidade, e disso, nem sempre os nossos voluntários se dispõe, pois têm seus compromissos pessoais, assim como todos nós temos. E por ser em pouco número, acabam ficando sobrecarregados, afinal voluntariado não é obrigação. E os animais resgatados, ou de rua, necessitam sempre ser alimentados e medicados e horários específicos. Além disso, é urgente um projeto efetivo de castração para o controle de natalidade de animais, pois esses estão se reproduzindo de forma rápida e indiscriminada.
Ilza ainda solicitou uma reavaliação dos critérios para a população ter acesso aos serviços do SUS Animal. “Outra reivindicação é ampliar o atendimento do SUS animal. Não é porque a pessoa não se enquadra nas regras específicas do CADÚnico, que ela tem condições financeiras suficientes para arcar com o tratamento particular, levando-se em conta o alto custo de vida que estamos atravessando. E por fim, pedir mais respeito e empatia para com os protetores e protetoras de animais independentes. Porque, ao contrário do que prega o senso comum, não atraímos bichos para as ruas. Apenas o alimentamos, resgatamos e levamos para a castração, a fim de que as colônias deles diminuam, contribuindo assim para diminuição do sofrimento, pois toda a vida importa”, finalizou. (Texto e foto: Ass. Com. Câmara) - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para (35) 9-9128-8043. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook "Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO". - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.