Autor: Waddy - Data: 02/05/2016 13:40

Deputado Emidinho Madeira ressalta importância da vacina contra aftosa

Os produtores poderão adquirir a vacina nos estabelecimentos autorizados para a venda do produto.
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Deputado Emidinho Madeira ressalta importância da vacina contra aftosa

O deputado Emidinho Madeira, vice-presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria alertou os produtores da importância da vacinação contra a febre aftosa, que teve início neste domingo (01/05). Para o deputado o acesso ao mercado externo depende da sanidade do rebanho no Esatdo como um todo. “Apesar de Minas Gerais não registrar nenhum caso de Aftosa há quase 20 anos e ser considerada área livre da doença pela OIE – Organização Mundial de Saúde Animal - tem países como os Estados Unidos que estão prestes a comprar nosso produto in natura depois de 20 anos de embargo”, disse o deputado.

Nesta segunda etapa da vacinação a expectativa do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é de que todo o rebanho, estimado em 9,8 milhões de bovinos e bubalinos, (búfalos de diversas raças), com idade de zero a 24 meses, sejam imunizados em todo o estado, até o dia 30 desse mês. A vacinação é a única forma de proteger os animais contra a doença e deve ser feita duas vezes ao ano. A primeira etapa de vacinação ocorreu em maio.

Os produtores poderão adquirir a vacina nos estabelecimentos autorizados para a venda do produto. Será necessário a apresentação da carteira de identidade ou o Cadastro de Pessoa Física (CPF) no ato da compra.

O gerente de Defesa Sanitária Animal do IMA, Bruno Rocha Melo, alerta para que os produtores rurais devem ficar atentos quanto ao  transporte  e o armazenamento  correto das vacinas. A condução do produto deverá ser feita em caixas térmicas com gelo. Já na fazenda, as vacinas deverão ser conservadas numa temperatura entre 2 e 8 graus centígrados, em geladeiras ou em caixas térmicas.

Bruno Rocha ressalta ainda que a aplicação da vacina deve ser feita na região do pescoço do animal. "Tanto os cuidados com o transporte e conservação da vacina como a sua correta aplicação são importantes para garantir a real imunização dos animais", explica.

A legislação obriga produtores rurais comprovarem a vacinação do rebanho junto ao IMA. Para isso é necessário que o produtor preencha o Formulário de Declaração de Vacinação, também conhecido como Carta Aviso de Vacinação, que está disponível no site do Instituto (www.ima.mg.gov.br). O preenchimento deste formulário e a apresentação da nota fiscal de compra das vacinas são essenciais para que se faça a comprovação pessoalmente nas unidades do IMA. O produtor terá até o dia 10 de dezembro para comprovar a vacinação pessoalmente ou pelo Site.  A outra opção é declarar diretamente pela internet, para o que será necessário ter em mãos a nota fiscal de compra das vacinas para preencher as informações do formulário pela internet.

Mercado internacional

Minas já exporta carne bovina principalmente para Hong Kong, Rússia e Irã, além de  outros  39 países em menor  proporção. De janeiro a setembro deste ano Minas Gerais exportou 71,5 mil toneladas do produto, somando faturamento de US$ 291,7 milhões, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), analisados pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.