Autor: Carlos Alberto - Data: 11/03/2024 15:43

Prefeitura e Recicla Guaxupé arrecadam 16 toneladas de material com a campanha "A reciclagem não tira férias"

Ação da cooperativa de catadores de Guaxupé junto às Secretarias de Educação e Meio Ambiente mobilizou pais e alunos e arrecadou nas escolas diversos materiais recicláveis que geram renda e trabalho, além de manter a cidade mais limpa e sustentável
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Prefeitura e Recicla Guaxupé arrecadam 16 toneladas de material com a campanha

A campanha de arrecadação de materiais recicláveis nas escolas municipais, que uniu a Prefeitura de Guaxupé, por meio das Secretarias de Educação e Meio Ambiente, e a cooperativa de reciclagem da cidade, a Recicla Guaxupé, foi um verdadeiro sucesso. A ação inédita intitulada “A reciclagem não tira férias” conseguiu reunir 16 toneladas de materiais nas escolas, sobretudo livros e cadernos usados doados pelos alunos, familiares e amigos. O período de arrecadação foi entre os meses de dezembro e fevereiro de 2023.
Os itens coletados foram encaminhados para a Unidade de Processamento de Materiais Recicláveis (UPMR) de Guaxupé, onde foram processados e vendidos, gerando trabalho e renda para as cooperadas e os cooperados que atuam na Recicla Guaxupé. Além disso, a campanha contribuiu com a conscientização socioambiental de alunos, pais e professores, e promoveu ainda a sustentabilidade no município. “Ficamos extremamente satisfeitos com os resultados alcançados com a campanha ‘A reciclagem não tira férias’. Primeiro, porque mostrou que quando existe parceria e um interesse real com a causa socioambiental, é possível fazer a diferença. Segundo, pela oportunidade de conscientizar a população sobre os benefícios da reciclagem, que englobam não apenas o meio ambiente, mas também as pessoas”, comenta Angélica Maria Martins, cooperada da Recicla Guaxupé.
Além de Guaxupé, a campanha também movimentou outras nove cidades, que aderiram a ação de coleta e conscientização. São eles: Caçador, Cajazeiras, Caldas Novas, Garça, Maracaju, Naviraí, Piracaia, Serra Talhada e Três Rios, todos municípios que fazem parte do Programa Recicleiros Cidades, o maior e mais completo programa estruturante de coleta seletiva e reciclagem do Brasil, promovido pelo Instituto Recicleiros. Ao todo, a campanha arrecadou quase 140 toneladas de materiais recicláveis. Para 2024, a expectativa é fazer a campanha em dois momentos, tanto nas férias de julho, quanto no recesso de dezembro, ampliando assim a coleta de recicláveis e trazendo benefícios diretos à cidade.
Instituto Recicleiros – Organização da Sociedade Civil (OSC), qualificada como OSCIP, que atua há mais de 15 anos no desenvolvimento de soluções para a gestão sustentável de resíduos sólidos em todo Brasil, com especial foco na recuperação de embalagens pós-consumo com a inclusão de catadores e catadoras. Por meio do Programa Recicleiros Cidades, implanta nos municípios brasileiros a coleta seletiva e a reciclagem, envolvendo em um mesmo ecossistema em cadeia circular prefeituras, empresas, catadores e cidadãos. (Renan Gabriel - DAC Comunicação). - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook "Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO". - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado. 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.