Autor: Carlos Alberto - Data: 01/05/2020 12:57

Clube de Xadrez Guaxupé participa de Torneio Internacional Online

O evento ocorre nesta sexta-feira, 1º de maio (Foto: arquivo JOGO SÉRIO)
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Clube de Xadrez Guaxupé participa de Torneio Internacional Online

A Equipe de Xadrez de Guaxupé participa, nesta sexta-feira, 1º de maio, da Batalha Por Equipes da Liga Inter Escuelas de Ajedrez, realizada pela Escola de Xadrez Espanhola Duo Chess. A Equipe guaxupeana está formada pelos melhores enxadristas com menos de 18 anos regularmente matriculados na rede de ensino. Vale lembrarque os jogadores são apoiados pelos coordenadores regionais da LEX Liga - Liga Escolar de Xadrez, que atua em vários municípios do Sul de Minas Gerais, ensinando crianças e adolescentes, organizando torneios presenciais e online.
A LIGA INTERESCUELAS DE AJEDREZ é uma competição de grande porte online na plataforma lichess.org. Atualmente a “Liga” é composta por mais de 100 equipes, divididas pelas categorias sub12 e sub18(no qual participamos). Além desta divisão, existe também os grupos que são divididos pela “força” de uma equipe. As equipes mais fortes jogam a Divisão Rey, Dama, posteriormente Divisões Torre A e Torre B, Alfil A e Alfil B, Caballo A e Caballo B, e Peón A e Peón B.
Participam dessa Liga países como: Espanha, EUA, Brasil, Portugal, País Basco, Argentina, Catalunha, Ilhas Canárias, Chile, Russia e China. As duas melhores equipes de cada Divisão sobem para a Divisão acima, as duas piores colocadas caem para a Divisão abaixo.
O CX Guaxupé está na Divisão TORRE B, junto com as equipes: Escola Luguesa, de Lugo, Espanha; EDM Escalibur, de Cuidad Real, Espanha; Cannes, de Cannes, França; Black Horse, formada por alunos da, Argentina, França e Rússia; Coimbra Jumilla, de Coimbra, Espanha; Monzon, de Monzon, Espanha; Santurtzi, de Santurtzi, País Basco; Corvos de Lis, de Lis, Portugal.
Em cada equipe pontuam os quatro melhores jogadores. No final da competição somam-se os pontos destes para determinar a equipe campeã. O ritmo da partida para cada jogador é de 3 minutos(partida) mais 2 segundos de acréscimo por lance (3’+2”), e a competição tem a duração de uma hora, com a nossa equipe não se enfrentando entre si. Nesta sexta-feira CX Guaxupé está formado por: Lara da Silva, esley da Silva, Martim de Carvalho, Lais do Nascimento, Jhony dos Santos e Heitor Moreira. Para participar da seleção os alunos devem passar pela seletiva municipal que acontece semanalmente, assim como os torneios com os adultos. CX Guaxupé é a primeira equipe brasileira a participar dessa competição, que é semanal e não tem término pré-estabelecido. (Texto: Coordenação LEX Liga Guaxupé).

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.