Autor: Carlos Alberto - Data: 09/10/2015 21:29

Escolas da FUNDEG promovem sua XIII FICE

Feira de conhecimento integrado confirma preocupação da entidade para com a pesquisa e a Educação
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

Ocorre desde esta manhã desta sexta-feira, 9 de outubro, a XIII Feira Integrada do Conhecimento Elaborado - FICE 2015 -, promovida pelo Colégio Dom Inácio, com participações dos demais produtos das escolas da Fundação Educacional Guaxupé. Reconhecido por conta da riqueza de seu conteúdo didático-científico, o evento ocupa parte das dependências da escola, onde alunos da Educação Infantil, passando pelos ensinos fundamentais e médio, até universitários, divulgam suas experiências, em favor do coletivo e do saber.

A FICE foi aberta às 9h de hoje, quando o clima de descobertas se estampou com o movimento de estudantes, seus familiares, professores e a comunidade, pelos estandes escola a fora. "A gente fez um trabalho baseado na cultura do Hip-Hop, que é diferente, mas todo mundo conhece. Demonstramos dança, jogo de street bol e grafite", explicou Lara Caroline Cardoso, do Ensino Médio. "Fizemos a letra (da música), a pesquisa na parte histórica e estamos sempre juntos", continuou a professora Lilian Teixeira Zaghi, de Português e Literatura. "Nesta Feira, temos grande flexibilidade e, nós, por isto, procuramos o movimento Hip-Hop e nossos dois 9º anos se aplicaram ao máximo", complementou Maria Isabel Angelini, docente de História do Ensino Fundamental II.

Com a comunidade acadêmica toda envolvida, Unifeg e Dom Inácio se transformaram num campus variado de conhecimentos gerais e ciências integradas: "Nossa participação está voltada à demonstrar a atuação dos diversos ramos da Fisioterapia. Estamos fazendo simulações práticas, coletando dados e montado um perfil antropométrico de todos os estudantes que visitam a FICE", informou o professor José Eustáquio de Souza Júnior, da área de Estádio Supervisionado de Fisioterapia, aplicado à Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica do Unifeg. "É um orgulho para nós, acompanhar estes pequenos e ver a habilidade deles durante o desenvolvimento dos trabalhos. A FICE, que engloba todo o Colégio, nos deixa muito felizes", endossou Mariléa Vieira Vergili, professora de música do D. Inácio.

Entre os estudantes, as confirmações sobre o envolvimento pleno à proposta do Dom Inácio tem sido representada com as explanações deles, cada um em seu estande (são dezenas, pela escola): "É muito bom mostrar algo diferente aos pais, que não estavam esperando, pois foi uma surpresa. Eu, particularmente, gostei muito de obter estes novos conhecimentos e espero que o pessoal tenha gostado", disse o jovem Andrew Felipe Ruela, do 9º ano, que aprofundou-se sobre os diferentes estilos da cultura de rua."Minha parte é sobre os sentimentos dos atletas", disse a pequena Alice de Paiva, de 6 anos, da Educação Infantil.

Por parte dos visitantes, só sobraram elogios à escola, seus dirigentes, professores e estudantes. O prefeito de Muzambinho, que é ex-aluno e ex-professor do D. Inácio, esteve entre os visitantes, nesta manhã: "Piaget disse que "o conhecimento fixado não é o conhecimento aprendido; é o conhecimento descoberto. E, esta Feira, é uma forma prática dos alunos descobrirem o que a escola pretende lhes mostrar", comentou. "Isto é bom principalmente para a integração deles. Saem um pouco da sala de aula. A juventude tem facilidade de fazer as coisas acontecera. O grupo que nos convidou está fazendo um projeto sobre a dança na terceira idade e, por isto, nos convidou", disse Rosângela Arantes Jaber, acompanhada dos amigos Malu Rodrigues e Vacir José da Silva, cujo trio pertence à FATI/Unifeg e, além de visitar, exibiu espetáculos de dança (tango e sapateado).

De outras escolas, educadores e alunos compareceram à FICE: Iasmin Faria de Lima, de 14 anos, da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, reconheceu: "Estou achando muito interessando, com coisas diferentes, que não tinha ainda visto, como os extraterrestres. Ainda nem vi tudo, de tanta coisa que tem aqui", disse a estudante, que se impressionou com o bom nível de conhecimento disponível na Feira. Seu professor de Educação Física, Rodrigo Stamponi, também opinou: "Foi um prazer trazer nossos alunos aqui, pois é bom para os estudantes conhecerem o benefício do esporte e o que ele nos proporciona. Esta feira só vem a acrescentar não só aos alunos, mas para nós, professores, que podemos ver novidades sobre o esporte", comentou ele, que elogiou bastante o D. Inácio.

Orgulhosos, pais concorriam entre espaços nos estandes, a fim de fotografarem as obras dos filhos: "Estou muito satisfeito, pois isto é muito importante ao desenvolvimento do aluno, que precisa da Matemática, o Português e as Ciências, em geral. Mas, também, esta parte de ciência prática desenvolve o gosto do aluno pela pesquisa", disse o empresário João Neto Minchillo, pai das crianças João Pedro e Marina, do Ensino Fundamental. O cirurgião-dentista Jaime Ruela, pai do aluno Andrew, ressaltou: "Realmente, a gente fica impressionado pelo fato do Colégio acompanhar e entender a evolução do que se passa na rua e a velocidade do mundo, hoje. É muito importante que as pessoas estejam, de fato, integradas à cultura, saber o que se passa lá, aqui e tudo mais", disse o visitante.

 

DIREÇÃO ORGULHOSA

Não menos contente com a qualidade da FICE 2015, o reitor do Unifeg, professor-doutor Reginaldo Arthus (e dirigente das escolas da FUNDEG), ressaltou: "Olho esta mobilização de estudantes e professores, vejo as salas todas ocupadas com experimentos, histórias, vídeos e, fico me perguntando: "Quando é que a escola será sempre assim? Acho que é uma utopia, mas, quando nosso País e o mundo farão com que a escola tenha todos os dias esta alegria, esta riqueza de informações, de produção; esta forma própria dos alunos produzirem o conhecimento, todos os dias! Na condição de educador, fico muito feliz e comprometido com esta vocação que a Educação tem de tornar as pessoas felizes. Quero parabenizar todo o povo de Guaxupé, que está prestigiando nossos alunos; aos pais, que apostam no Colégio e estão vendo seus filhos conduzindo de forma espontânea, orientada, para mostrar o conhecimento ao público. As crianças precisam sentirem-se felizes, lisonjeadas. Quero agradecer em nome do Unifeg, do Colégio Dom Inácio e da Fundação", finalizou o dirigente. Conforme a programação, a XIII Feira Integrada do Conhecimento Elaborado se estenderá até às 16h desta sexta-feira. CLIQUE AQUI para conhecer mais sobre os programas do Centro Universitário, Colégio Dom Inácio e outros, mantidos pela FUNDEG.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.