Autor: Carlos Alberto - Data: 05/08/2019 11:06

Mais de 600 participantes no Simpósio de Educação em Guaxupé

Evento, realizado no último dia 30, se compôs por palestras, atividades e muita troca de experiências
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Mais de 600 participantes no Simpósio de Educação em Guaxupé

Na última terça-feira (30), a Prefeitura de Guaxupé, por meio da Secretaria de Educação, realizou a vigésima edição do Simpósio Municipal de Educação, o qual neste ano teve como tema “A convivência ética na escola”. No período da manhã as atividades foram voltadas aos profissionais da área. Já no período da tarde as palestras foram aos demais servidores da Educação e a noite a palestra foi aos pais de alunos.

“Este evento está na sua 20ª edição e foi realizado com muito sucesso. A abertura destacou o protagonismo das crianças, proposto pela Base Nacional Comum Curricular. Yuri e Micaela, alunos da rede municipal, foram os cerimonialistas do evento e encantaram a todos com suas falas descontraídas e espontâneas”, disse Sandra Costa, Secretária Municipal de Educação.

No período da manhã teve a abertura e duas palestras com os seguintes temas: “A convivência nos dias de hoje: um desafio para quem educa” realizada pela Profa. Dra. Luciene Regina Paulino Tognetta e a palestra “BNCC e as competências socioemocionais” com o Profº Me. Leonardo Crevelário de S. Carvalho.

O público, composto de mais de duzentos e sessenta professores, equipes diretivas das escolas municipais e convidados das redes estaduais, particulares, parcerias e convidados, ouviram atentamente as informações atuais sobre o cenário educacional.

No período da tarde, foi a vez de trabalhar com o pessoal de apoio, auxiliares de biblioteca, secretaria, de serviços gerais, de professores, cozinheiras, motoristas e estagiários, os quais puderam assistir a palestra “As conversas nossas de cada dia para uma relação harmoniosa” também com a Profa. Dra. Luciene Regina Paulino Tognetta.

Os familiares dos alunos das escolas de Guaxupé participarem, no período da noite, da palestra “Uma conversa sobre a formação de nossos filhos”: “A Profa. Dra. Luciene Tognetta esclareceu sobre como educar nossas filhos utilizando exemplos cotidianos: problemas com choros, gritos e escândalos em supermercados, brigas entre irmãos. Apresentou diversas dicas para auxiliar na difícil tarefa que é educar um novo ser humano”, falou Sandra.

Os momentos culturais também foram destaques durante o Simpósio: talento musical de Italo Coragem, Danilo Dutra, contação de história com a professora de inglês da rede municipal Mila e suas alunas.
Os palestrantes foram gentilmente cedidos pelo Sistema Aprende Brasil da Editora Positivo e pelo Proepre – Programa de Educação Infantil e fundamental. Eles ressaltaram a importância de debater os problemas sociais em sala de aula, bem como buscar estratégias para aperfeiçoar ensino e aprendizado.

De acordo com a Secretária de Educação a formação continuada em serviço é constante na rede municipal, por isso o município tem conquistado excelentes resultados nas avaliações externas.

A Secretária comentou ainda: “ A escola é um espaço privilegiado de convivência. Convivemos com nossos alunos, com os pais e responsáveis por eles, com nossos colegas de trabalho, com as equipes gestoras, com a equipe de apoio, com a comunidade escolar. Por isso, é absolutamente necessário refletir: como estamos convivendo na escola?”

O prefeito Jarbinhas destacou que o Governo Municipal tem valorizado a Educação e se empenhado para que as crianças tenham no presente, a educação e a cidadania como base para um futuro melhor. Ainda o prefeito fez questão de agradecer o empenho e dedicação dos profissionais da Educação: “Sou conhecedor de que a educação municipal realiza um trabalho de excelência. Acompanha de perto e sei o quanto a equipe é dedicada em levar educação de qualidade aos nossos alunos”. (Texto e foto: Ass. Com. Prefeitura)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.