Autor: Carlos Alberto - Data: 11/09/2015 01:11

Comunicólogos gerais participam do "Seminário Liberdade de Comunicação e Opinião Pública" da PP/Unifeg

Evento, realizado na noite desta quinta-feira, no Auditório Elias José, mostrou que a academia abre suas portas para o debate comunitário, em favor do bem coletivo
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

Comunicólogos de diferentes áreas participaram, nesta noite de quinta-feira, 11 de setembro, do "Seminário Liberdade de Comunicação e Opinião Pública", o qual aconteceu no Auditório Elias José, na sede do Unifeg, sob a organização do curso de Publicidade e Propaganda da escola. Proposto pelo reitor, professor doutor Reginaldo Arthus, o evento teve como objetivo debater o papel da mídia, sua ação e consequências dentro da sociedade.

O Seminário, em seu ato cívico, foi composto por Hino Nacional e uma Mesa Diretiva nas pessoas do reitor Reginaldo, além dos professores Leonardo Carlim (coordenador da PP/Unifeg), Reginaldo dos Santos Souza (representante do Serviço Social), Maurício Guindani Romanini (PP) e Natal dos Reis Carvalho Júnior (do Direito). Na palestra de abertura, Arthus fez duras críticas à forma com que a grande imprensa tem atuado, com relação a fatos de relevância nacional. Mais do que isto, o dirigente provocou professores a despertarem cada vez mais, em seus alunos, o senso crítico, a visão apurada e o discernimento do que ocorre nos meios de comunicação de massa do País.

Já no segundo instante, o seminário destacou as explanações dos professores Marcos Rezende, o Marquinhos, historiador e docente em graduações do Unifeg e do Colégio Dom Inácio; além dos já mencionados Romanini, Reginaldo, Léo Carlim e Natal. Cada qual dentro de suas características, os educadores defenderam seus pontos de vista sobre o tema proposto, tendo ficado claro, em todos os discursos, o apelo por uma comunicação social mais clara, que seja transparente, ainda que exclua de sua filosofia preceitos como imparcialidade e neutralidade (somente no Brasil, além de outros países, a imprensa "finge" não posicionar-se, embora o faça; nos EUA, por exemplo, conforme estampado no Seminário do Unifeg, o Quarto Poder atua como legítimo formador de opinião, mostrando a seu público aquilo que entende ser o melhor para o coletivo; isto, diga-se de passagem, não os torna menos verdadeiros, mas sim bem mais transparentes).

Na última parte, o seminário se distribuiu por um debate, mediado pelo padre Sandro Henrique, coordenador da Pastoral da Comunicação da Diocese de Guaxupé, convidado para participar (junto ao jornalista e diretor geral da Rádio da Família, o guaxupeano Alessandro Calixto), onde os membros da mesa, já então sem a presença do Reitor Arthus, que cumpria extensa agenda na mesma noite, dentro da escola, professores e alunos trocaram ideias a respeito da liberdade de comunicação e a opinião pública, quando foi colocada uma universidade de pontos de vistas em pauta (com ênfase aos embates entre profissionais da imprensa guaxupeana - os práticos e aqueles com formação acadêmica); e os próprios universitários, indagadores de seus mestres. O "Seminário Liberdade de Comunicação e Opinião Pública", de acordo com o professor Carlim, foi o primeiro de uma série que ele pretende organizar posteriormente, sobre este e outros temas. - SAIBA mais sobre o Unifeg no site oficial: www.unifeg.edu.br. - AGUARDE, para logo mais, vídeo-matéria do Jornal JOGO SÉRIO, com entrevistas e imagens, relativas a este assunto.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.