Autor: Carlos Alberto - Data: 22/08/2016 22:40

Começou a 2ª Semana de Engenharia e Arquitetura do Unifeg

Evento visa ampliar os conhecimentos dos alunos atuantes nos dois cursos
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Começou a 2ª Semana de Engenharia e Arquitetura do Unifeg

Começou nesta noite de segunda-feira, 22 de agosto, a 2ª Semana de Engenharia e Arquitetura promovida pelo Unifeg. Baseada em palestras e aprendizados práticos, a iniciativa vai ao encontro da qualificação do ensino, sendo que entre os objetivos estão mostrar aos universitários o que há de novidades no mercado de trabalho da construção civil, o urbanismo e a engenharia, de forma geral. Com uma agenda bastante extensa, a semana especial se estenderá até esta sexta, 26, com uma série de atividades.

Batizada como “SENARQ”, a semana de estudos foi aberta com cerimônia na Capela São José, que fica na sede do Unifeg, onde estiveram presentes o reitor das escolas da FUNDEG, professor doutor Reginaldo Arthus, o pró-reitor acadêmico da instituição, professor doutor Antônio Carlos Pereira (Tataio), coordenadores dos cursos participantes, alunos e visitantes (o secretário municipal de Obras de Guaxupé, Eliton Israel Pereira, participou). Depois, parte do público-alvo assistiu, no local, à palestra “O uso da estrutura metálica na construção civil”, com os engenheiros Alex Sander Clemente de Souza e Ernesto César Giantomassi (ambos da UFSCAR). Simultaneamente, já no Auditório Elias José, também no interior da ‘faculdade guaxupeana’, o  especialista Yuri Vital, que é premiado internacionalmente, fez sua exposição “Experiências Arquitetônicas”.

Donos de currículos invejáveis, os palestrantes da primeira noite impressionaram pelo conhecimento e a didática: “O legal é mostrar ao estudante a amplitude da qual eles poderão trabalhar. Então, mostramos uma hípica, fizemos um musel, igreja e outros projetos. Isto, para que eles entendam que a função do arquiteto é trabalhar o espaço, independente de qual seja o seu programa ou a definição arquitetônica”, comentou Iuri Vital. “A palestra foi sobre o uso de estruturas metálicas na construção civil. É um tema muito importante, pois a gente vê que hoje o mercado está exigindo qualidade e rapidez, com baixo custo. E os sistemas em aço podem oferecer todas estas demandas. Assim, trouxemos aos alunos de Engenharia Civil o tema e acho que eles aproveitaram bastante”, complementou Alex Sander Clemente de Souza.

Também entre dirigentes e professores, as expectativas são as melhores:  “Este ano teremos palestras voltadas ao curso de Arquitetura e Engenharia Civil, com profissionais de diferentes cidades, como São Paulo e universidades federais, com palestrantes de renome internacional”, disse o educador Moacir Cyrino Filho, coordenador do curso de Arquitetura. “Nós vemos assim: o Brasil há muito ainda a ser construído tanto na área da Engenharia Civil, quanto a Arquitetura. Então, o que queremos, realmente, é contribuir com nossa região no sentido de formar profissionais capacitados para o mercado. Então, estas palestras, com professores experientes, de São Carlos, Campinas e outros centros, só têm a contribuir com nossos discentes”, complementou o pró-reitor Tataio. CLIQUE AQUI e veja a programação completa.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.