Autor: Aline - Data: 09/04/2024 10:35

Realizado, com sucesso, o "III Encontro de Saberes Inclusivos de Guaxupé"

Com o Teatro lotado de profissionais da Educação, o congresso foi realizado em pleno mês de conscientização aos direitos dos autistas
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Realizado, com sucesso, o

Profissionais da Educação Pública Municipal de Guaxupé, no Sudoeste mineiro, participaram, nesta noite de segunda-feira, 8 de abril, do "III Encontro de Saberes Inclusivos", realizado no Teatro Arlete Souza Mendes. Muito bem sucedido, o evento registrou público expressivo e destacou uma aula mais do que especial, ministrada pela professora doutora (e fonoaudióloga) Eliane Ramos.
O encontro, ocorrido no mês de conscientização mundial ao autismo, foi composto pela capacitação "Integração e Inclusão Escolar: relações com a prática e a acessibilidade". Experiente, Eliane Ramos descreveu as barreiras físicas, estruturais, arquitetônicas, atitudinais, comunicacionais, no ensino e o acesso aos recursos didático-pedagógicos. "Todas as pessoas com deficiência têm muitos direitos, conforme a Constituição. Porém, a sociedade está devidamente preparada para isso? E como está a reflexão sobre quais ações são necessárias por parte da equipe escolar, a família, professor e outros profissionais, para promover a acessibilidade?", indagou a educadora, que a todo tempo levou os presentes à reflexão e conclamou ações eficazes, em favor da inclusão.
A palestrante também explicou sobre o desenvolvimento da percepção sensorial das crianças (função cerebral que envolve o tato, paladar, olfato, a audição, visão, sistema vestibular e proprioceptivo). Além disso, detalhou a respeito do quanto estes conhecimentos são importantes para que os professores compreendam as necessidades sensoriais das crianças com deficiência e ajudem-nas a evitar crises, angústias e desconfortos.
Com o Teatro lotado de professores da rede municipal, profissionais da Educação e parceiros da Prefeitura, o encontro foi muito bem sucedido: "Nós ficamos extremamente felizes com a grande adesão, pois devemos aproveitar todas as oportunidades de conhecimento. Principalmente nesse mês de abril, em que celebramos a conscientização ao autismo. Enfim, é papel dessa Secretaria de Educação viabilizar todos os momentos possíveis para que os profissionais da Educação cresçam e ofertem um serviço cada vez melhor às pessoas", enfatizou a secretária municipal de Educação, Sandra Aparecida Costa.
À frente da Coordenação do Apoio Educacional Especializado da Prefeitura, a professora Sulima Somaggio Quirino complementou: "Esta atividade faz parte do Plano de Formação sobre Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação. Ainda nessa semana haverá uma formação específica para os auxiliares de apoio a inclusão de todas as escolas municipais e parceiras", detalhou ela. Presente ao evento, o repórter Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, registrou o "III Encontro de Saberes Inclusivos" por meio de fotos. CLIQUE AQUI para ver! AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook "Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO". - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado. 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.