Autor: Waddy - Data: 25/11/2015 14:22

EM MUZAMBINHO: Exposição de réplicas conta 135 anos de história

Para celebrar os135 anos da cidade os estudantes dos quintos anos da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, fazem exposição de réplicas dos monumentos de Muzambinho
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis EM MUZAMBINHO: Exposição de réplicas conta 135 anos de história

A exposição “ Historia no Imaginário Infantojuvenil “  aberta dia 24 de novembro  fica até dia 15 de dezembro na casa da Cultura com a presença dos alunos, pais, professores e autoridades. Um momento de ampliar aconscientização  para a preservação do patrimônio histórico da cidade.

Para a Chefe do Setor de Patrimonio Histórico, Artistico e Cultural de Isis Vilhena o trabalho realizado pelos professores e alunos dos quintos anos da Escola Municipal Sagarado Coração de Jesus é resultado das ações do projeto Educar. Com explica Renato de Carvalho, estivemos durante o ano de 2015 nas salas de aula, apresentando a historia dos bens tomados de Muzambinho. Para a diretora da escola PaulaGoulart, o projeto foi um incentivador para os estudantes e professores envolvidos para a importância de preservar e conservar os monumentos históricos. A escola funciona na antiga estação de trens de Muzambinho, e ao seu redor está o conjunto paisagístico da Praça Dom Pedro II,com seus monumentos históricos.

 O projeto Educar é do IEPHA, Instituto de Proteção ao Patrimonio Cultural de Minas Gerais, do qual o MuseuMunicipal Francisco Leonardo Cerávolo faz parte. Com isso o assessor técnico Renato de Carvalho Elis, percorre escolas contando um pouco do histórico e incentivando a visita ao acervo municipal. A equipe do Museu, tem um trabalho permanente ao longo do ano paraeducar estudantes para educação patrimonial, explica o secretario de Esporte, Lazer e Cultura Thiago Casagrande.

O grupo de Capoeira, Capoarte, coordenado pelo Mestre Euripedes, fez uma apesentação mostrando as peculiaridades da música, os instrumentos . OsAngola é o estilo de capoeira mais próximo de como os negros escravos jogavam a capoeira. Com conta o mestre, caracterizada por ser mais lenta, porém rápida, movimentos furtivos executados perto do solo, como em cima, ela enfatiza as tradições da capoeira, que em sua raiz está ligada aos rituais afro-brasileiros. Sua música é cadenciada, orgânica e ritualizada e o correto é estar sempre acompanhada por uma bateria completade oito instrumentos, chamada de bateria de Angola, que tem forte relação com o passado dos povos que moraram em Muzambinho.

Para a chefe do setor de Patrimonio, Historico, artístico e cultural Isis Vilhena,a historia dos monumentos esta presente no acervo do Museu, por exemplo o nome da cidade pode ter vindo de um chocalho de nome Muzambo,  usado em rituais de adivinhação do povo  chokwe, uma etnia angolana. Da mesama etnia vem o nome da Máscara estilo Muzamba, que pode ter dado o nome a cidade.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.