Autor: Carlos Alberto - Data: 30/09/2019 15:12

Abertura da FLIG 2019 bate recorde de público em noite de Bráulio Bessa

Poeta cearense atraiu o maior público da história da Feira, que se estenderá até este dia 6, no Clube Guaxupé, com uma série de manifestações culturais
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Abertura da FLIG 2019 bate recorde de público em noite de Bráulio Bessa

A abertura da 6ª Feira do Livro de Guaxupé, que é popularmente conhecida como "FLIG", aconteceu nesta noite de domingo, 29 de setembro, no Teatro Municipal Arlete Souza Mendes. Recorde de público, a cerimônia contou com a presença do poeta cordelista Bráulio Bessa, escolhido como patrono do evento este ano. Criada pela professora Wanda Cândida, com o objetivo de fomentar o hábito à leitura, a iniciativa em questão alcança patamares cada vez maiores e se estenderá até o dia 6 de outubro próximo.
A solenidade destacou a participação do repórter mirim, Alex Costa, o qual entrevistou Bráulio Bessa no palco, quando o artista global enfatizou a importância da mistura da cultura: "O maior embaixador da cultura do Nordeste é Luiz Gonzaga! O Brasil só é gigante por conta desta mistura de culturas. É disto que nosso povo precisa. Eu escrevo sobre gente e, portanto, minha maior inspiração é gente, pois gente está em tudo aquilo que faço", comentou o patrono, que posteriormente ministrou palestra sobre sua trajetória de vida, desde os 14 anos, com seu primeiro poema, em Alto Santo, no Ceará, até os dias de hoje, com o reconhecimento nacional (ele integra o programa "Encontro com Fátima Bernardes", da Rede Globo).
Numa noite de arte e reconhecimento, Bráulio Bessa foi homenageado por artistas de diferentes culturas e idades. Entre eles, os integrantes do sarau À Flor da Pele, além de alunos de escolas públicas e particulares, autores de declamações sobre poemas do patrono da FLIG, entre outras manifestações artísticas. - Também na lista dos agraciados da noite estiveram a professora guaxupeana Aline Esteves e o diretor escolar Ernani Torres Pereira, ambos da Escola Estadual Dr. Benedito Leiter Ribeiro (Ginásio); o artista plástico, xilogravurista e ilustrador Valdério Costa; e o fotógrafo artístico Fábio Mardegan.
Coroada de sucessso, a Feira contou com lotação máxima em sua abertura, tendo inclusive dezenas de pessoas ficado de fora, haja vista a lotação máxima do teatro, de 240 lugares. - Após a cerimônia oficial, a Feira agora concentra-se no Clube Guaxupé, onde dezenas de estandes com as mais variadas obras literárias encontram-se disponíveis para apreciação e compra. Junto a isto, a FLIG destaca uma extensa programação de palestras, exibições culturais, entre outras, todas com entrada franca. "Por que Literatura? Porque me ajuda a viver! Através dela nos humanizamos e revelamos empatia, um sentimento de identificação com todos os seres", comentou a organizadora do evento, professora Wanda Cândida, durante seu discurso, na solenidade de abertura. Veja, posteriormente, outras informações sobre a FLIG Guaxupé 2019.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.