Autor: Carlos Alberto - Data: 29/08/2019 16:47

Aos 98 anos, ex-combatente da 2ª Guerra é homenageado no TG de Guaxupé

João Brochi (ao centro) vivenciou momentos de pura emoção no Tiro de Guerra de Guaxupé
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

O Tiro de Guerra de Guaxupé promoveu, nesta noite de sexta-feira, 23, uma solenidade em comemoração ao "Dia do Soldado", cuja data especial é celebrada em 25 de agosto. O evento, realizado na sede do TG local, foi marcado por homenagens aos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira, entre os quais estava presente o cidadão João Brochi, que integrou o Exército justamente na década de 40, em plena Segunda Guerra Mundial.
A cerimônia, que foi conduzida pelo chefe de instrução do "Tiro", sargento Alex Sandro Santoro, contou com a presença de várias autoridades - militares e civis, além de familiares dos ex-expedicionários, Waldomiro Ferreira Carvalhaes e Wistremundo Mello (ambos falecidos), assim como entes queridos dos atuais soldados. "É uma honra participar deste acontecimento, pois reconhecemos os valores de nossos integrantes da FEB, os quais enfrentaram o inverno europeu, a distância de casa e o grande preparo do inimigo. Mesmo assim, vencemos e livramos o mundo das barbáries impostas pelos regimes nazista e facista", disse Santoro.
Dos agraciamentos, o pracinha João Brochi foi presenteado com capacete do Exército, em alusão ao respeito e a admiração da pátria para com seus feitos. "Eu agradeço demais, pois foi um período muito importante, onde a humanidade sofreu demais com a guerra, que é o fim do mundo. A paz, sempre a paz, é melhor", disse João Brochi, aos 98 anos. "É motivo de honraria sim este momento, pois valorizar o passado é uma atitude inteligente de quem vive o presente e almeja o futuro", comentou o secretário municipal de Governo e Planejamento, Artur Fernandes Gonçalves Filho.

Outras homenagens
Na mesma solenidade, houve ainda entrega de premiações a atiradores atuais, além de colaboradores do Tiro de Guerra. Entre eles, o historiador Venerando Vieira Ribeiro e os soldados Luiz Mário Oliveira Faria, Davi Pereira da Silva, Marcos Paulo Carvalho Otaviano e Gustavo Paulino. Junto às homenagens, os presentes assistiram a um desfile da tropa, distribuída entre os 1º e 2º pelotões, além da fanfarra.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.