Autor: Carlos Alberto - Data: 07/05/2019 08:46

Tuca Oliveira exibe espetáculo de MPB no Teatro de Guaxupé

Artista, que é de Muzambinho e faz sucesso nos grandes centros, com ênfase ao Rio de Janeiro, se apresentará em Guaxupé dia 18 próximo
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Tuca Oliveira exibe espetáculo de MPB no Teatro de Guaxupé

O cantor muzambinhense Tuca Oliveira, que divulga nacionalmente seu primeiro CD, “As Flores do Começo”, gravado no Rio de Janeiro, onde vive e faz sucesso, apresenta-se no Teatro Municipal Arlete Souza Mendes, em Guaxupé, neste dia 18 de maio (sábado), às 20 horas. O show, que terá duração de uma hora e meia, custará entre R$ 20,00 e R$ 40,00 e destacará o que há de melhor no cenário da MPB. Em formato intimista, o artista toca violão e teclado, acompanhado do guitarrista Filipe Coimbra. No repertório, canções como “No Mesmo Tom”, “Coincidência”, “Eu, Você e as Estrelas”, “Tão Distante”, “Fotos em Cartões”, “Teu Bem”, “Eu Sou do Interior”, “Banca de Jornal, entre algumas releituras.

“As Flores do Começo”. Esse é o nome do álbum de estreia do cantor e compositor mineiro Tuca Oliveira, lançado em 9 de março de 2018. Com 10 canções de autoria do próprio artista, o disco tem a produção de Mú Carvalho, membro fundador da “Cor do Som”, e conta com músicos reconhecidos na MPB, como Jorge Helder (baixo), Ricardo Silveira (Guitarra) e Jurim Moreira (Bateria); além de arranjos de cordas e sopros de Vittor Santos.

A expressão “As Flores do Começo”, presente na canção “No Mesmo Tom” (faixa 3), faz alusão ao momento vivido pelo artista, que, após anos divulgando gravações caseiras de suas músicas, na internet, lança seu primeiro trabalho de estúdio. As canções do álbum são: 1. Fotos em Cartões 2. Caixa Postal 3. No Mesmo Tom 4. Coincidência 5. Eu, Você e as Estrelas 6. Teu Bem 7. Tão Distante 8. Visita 9. Banca de Jornal 10. Simples Cantador.

Sobre o artista: Cantor e compositor mineiro (de Muzambinho), Tuca Oliveira é representante de uma nova geração de músicos engajados com a MPB, mas com um vento de frescor e leveza que há muitos anos não se via no Brasil. O artista, que acaba de lançar seu primeiro CD, intitulado “As Flores do Começo”, sempre teve na internet sua maior ferramenta de divulgação. Com gravações simples de suas composições, publicadas nas principais plataformas de áudio e vídeo na rede, sempre atingiu números expressivos de acessos diários, propagando seu trabalho para todas as regiões do Brasil.

 

De Muzambinho

O álbum de estreia nasce a partir dessas composições, que Tuca já vinha apresentando em seus shows antes mesmo de serem gravadas em estúdio. Tuca começou na carreira musical aos 6 anos de idade. As tradições de Muzambinho, lugar onde nasceu e foi criado, falavam alto ao coração do menino “Juninho da Sanfona”, como era conhecido à época. Chega a participar de programas nacionais de televisão, como o Domingo Legal do Gugu, com Zezé di Camargo e Luciano, sendo considerado fenômeno mirim. Mas, as crianças, assim como os sonhos, crescem e tomam corpo. A descoberta de novos sons, na adolescência, faz com que Tuca encerre carinhosamente seus vínculos com o passado de menino prodígio e passe, então, a fazer música de gente grande.

Suas maiores inspirações são Queen, Beatles, Clube da Esquina, 14 Bis, Nando Reis, Moska, Ivan Lins, entre outras. A mudança do interior de Minas para Niterói se deu em 2010, quando, paralelamente ao engajamento musical, dá início aos estudos no curso de Direito da Universidade Federal Fluminense. É nessa época que Tuca inicia uma parceria com a cantora brasileira, então radicada na China, Lidi Satier, destacando-se, entre as composições, a canção “Em Algum Lugar”, gravada por Lidi em parceria com Cláudio Venturini, guitarrista e vocalista da lendária banda mineira “14 Bis”. A música alcança projeção internacional, sendo tocada em rádios de Portugal, Holanda, China e Macau.

Em 2013, frequentando saraus na cidade do Rio de Janeiro, conhece Elisa Fernandes, Romulo Ferreira, Daniel Delavusca, David Alfredo, Paulinho Thomaz e outros importantes compositores de sua geração, com os quais funda o coletivo “Nós, de Cabrália”. Desde então, o grupo se reúne com frequência no histórico “Beco das Garrafas”, em Copacabana, local de grande importância na história da música brasileira, considerado o templo da Bossa Nova por ter recebido nomes como Tom Jobim, Elis Regina, Simonal, entre tantos outros.

Ainda em 2013, Tuca tem a canção “Eu, Você e as Estrelas”, gravada pelo renomado cantor de voz potente, Ricky Vallen. Além da gravação, os dois também se tornam parceiros de composição, escrevendo juntos “Rotina” e “Pedaço de Carne”, que também farão parte do novo CD de Ricky, intitulado “Meu Ponto Cardeal”. Em 2015, faz seu primeiro show solo e inteiramente autoral no Teatro Solar de Botafogo. Desde então, passa a percorrer os palcos do Rio de Janeiro, sempre cantando suas composições. Em 2016, lança uma campanha de financiamento coletivo para gravar seu primeiro CD.

As canções que vinha apresentando em vídeos e gravações caseiras, e em shows, finalmente ganhariam arranjos de estúdio. Foram mais de 500 cópias vendidas antecipadamente, o que permitiu ao artista concluir seu disco. Em 9 de março, “As Flores do Começo” chega a todas as plataformas digitais, com distribuição pela “Altafonte”, atingindo mais de 50 mil streams na primeira semana após o lançamento. O show de estreia aconteceu no icônico Teatro Rival Petrobrás, no centro do Rio de Janeiro, no dia 11 de maio, e depois o artista seguiu em formato intimista para shows em Pernambuco e Minas Gerais.

Em junho do mesmo ano, lança o videoclipe oficial de “Eu, Você e as Estrelas”, canção chave do álbum. Em 2019, Tuca inicia sua turnê de lançamento do álbum nas capitais do País. Shows com sucesso de público em São Paulo, Rio de Janeiro e ingressos esgotados em Fortaleza. Ao todo, no primeiro semestre, serão dez capitais. No mesmo ano, Tuca emplacou quatro músicas na novela “Verão 90”, da Rede Globo.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.