Autor: Carlos Alberto - Data: 26/03/2019 10:58

Prefeito Jarbinhas confirma realização do "2º Guaxupé Café Festival", que este ano terá 30 dias de duração

Jarbinhas, gestor público em Guaxupé, com Vanessa Marques, presidente da Casa da Cultura e uma das artistas participantes de eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Prefeito Jarbinhas confirma realização do

O prefeito de Guaxupé, Jarbas Corrêa Filho (Jarbinhas), confirmou nesta semana a realização do “2º Guaxupé Café Festival”, cuja realização está entre as principais do calendário cultural do Município. Ameaçado de não acontecer por conta da inconstância quanto ao repasse de verbas estaduais, o evento não só será promovido, como está sendo ampliado para trinta dias de atrações artísticas, com espetáculos musicais em âmbitos nacional, local, assim como espaço gastronômico, feira e exposição de artesanatos; cursos profissionalizantes e outras atividades (que estarão ligadas na grade curricular dos alunos dos quintos anos das escolas municipais).

Para Marcos Buled, secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, o Guaxupé Café é tão importante e relevante para a cidade, como o Natal de Luz, pois movimenta a economia da cidade e traz um grande número de turistas: “O Governo Municipal priorizou os eventos e em primeiro lugar temos o Natal de Luz, depois temos o Guaxupé Café Festival, seguido pelo aniversário da cidade. Isso porque todas as nossas análises apontam que estes eventos trazem movimento para Guaxupé. Toda a região vem a nossa cidade visitar e fazer suas compras, além é claro de participar de toda a programação que é totalmente gratuita nestes eventos. Isso aquece a economia, gera empregos e oportunidades aos guaxupeanos”, disse.

Questionado sobre a não realização do Carnaval e agora o anúncio do Guaxupé Café Festival para o mês de junho, Buled foi bastante enfático ao comparar os dois eventos: “Primeiro temos que lembrar que estávamos numa instabilidade e incerteza de como seria a questão financeira sobre os repasses do Governo de Minas às Prefeituras. Embora haja uma dívida do Estado com Guaxupé que beira os R$21 milhões, isso não impede que façamos o Guaxupé Café. O que precisamos refletir é que para um carnaval o investimento é considerado alto e acontece em todas as cidades. Além disso, a participação da população é bastante pequena. Acreditamos que não chega a 30% dos guaxupeanos que descem para a avenida para curtir a festa. Agora, quando apresentamos um Guaxupé Café, evento único e que só acontece em nossa cidade, sabemos que atrai turistas de varias cidades e mais, cerca de 85% da população vem para a avenida seja para assistir os shows ou visitar a feira de artesanatos, assim como acontece no Natal de Luz. Por isso optamos com a permissão do prefeito Jarbinhas, pela confirmação da realização do Guaxupé Café este ano”, explicou.

Já o prefeito Jarbinhas pontuou que o Guaxupé Café não resume somente em shows, é uma vasta programação cultural, educacional e que também trabalhará, de forma inédita este ano, a parte social: “Não podemos fazer do Guaxupé Café um evento somente com shows. Ele tem que ser um evento rico e que ofereça cultura ao povo, que seja trabalhado dentro e fora das escolas, como as visitas que acontecerão nas fazendas históricas de Guaxupé que produzem café. Precisamos contar a história da nossa cidade aos nossos alunos e o que mais estou acreditando na edição desse ano, dar oportunidades a quem mais necessita. Autorizei a contratação de cursos totalmente gratuitos e que serão oferecidos àquelas pessoas em situação de vulnerabilidade social. Temos que ensinar a pescar e não dar somente o peixe. Essas pessoas precisam ter mão de obra qualificada e por isso traremos uma carreta que capacitará 480 pessoas durante o festival. Essa é a função do Poder Público, planejar e oferecer políticas públicas a quem mais necessita”, falou. O Guaxupé Café Festival acontecerá de 29 de maio a 30 de junho. A programação completa será divulgada nos próximos dias.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.