Autor: Aline - Data: 09/08/2016 14:54

Diocese de Guaxupé será homenageada por seus 100 anos

Reunião Especial que vai celebrar a data será realizada na próxima quinta-feira (11), no plenário da ALMG
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Diocese de Guaxupé será homenageada por seus 100 anos

O centenário da Diocese de Guaxupé (Sul de Minas) será comemorado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em uma Reunião Especial, nesta quinta-feira (11/8/16), às 20 horas, no Plenário. A homenagem é fruto de requerimento do deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB).

Em novembro de 1913, o bispo da Diocese de Pouso Alegre, Dom Antônio de Assis, decidiu mudar sua residência episcopal da sede diocesana para Guaxupé. Três anos depois, no dia 3 de fevereiro de 1916, por decreto do papa Bento XV e em conformidade com o pedido do bispo, é erigida a Diocese de Guaxupé, separando-se integralmente do território da Diocese de Pouso Alegre.

Nomeado como primeiro bispo da diocese, Dom Assis tomou posse em maio do mesmo ano, trabalhando pelo estabelecimento das instituições diocesanas, como a Cúria Diocesana e paróquias. Pioneiro, regeu a diocese entre os anos de 1916 e 1919.

Após este período, governaram diversos bispos, sendo que, no dia 13 de junho de 2007, o papa Bento XVI nomeou Dom José Lanza Neto como novo bispo de Guaxupé, tomando posse no dia 22 de julho de 2007 na Catedral Nossa Senhora das Dores, na cidade.

Com aproximadamente 900 mil habitantes, a Diocese de Guaxupé compreende uma área de mais de 15 mil quilômetros quadrados. Para o adequado atendimento dos fiéis, a diocese possui 86 paróquias distribuídas em 41 municípios e 11 distritos, organizando-se por setores pastorais.

"A homenagem é mais do que justa não só pela devoção católica e cristã que tenho, mas também pela convicção de que uma instituição com a história da Diocese de Guaxupé não pode passar os seus 100 anos de existência em branco. Várias homenagens estão sendo prestadas e a Assembleia Legislativa não podia ficar de fora dessas comemorações tão importantes para a comunidade. A diocese tem uma importância para a história cultural e religiosa dos católicos de Guaxupé e região e comemorar uma data especial como esta é uma honra para todos nós", disse Antônio Carlos Arantes.

Celebração - Como inspiração do Centenário Diocesano, a Diocese de Guaxupé escolheu para as celebrações o seguinte lema: Lançando redes, gerando comunidades!

O símbolo escolhido para as comemorações, a Catedral de Guaxupé, exalta a unidade e a fé de todos os fiéis.

 

Texto: Ascom ALMG

Foto: Reprodução

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.