Autor: Carlos Alberto - Data: 10/02/2016 23:45

Diocese celebra Quarta-Feira de Cinzas, lança Campanha da Fraternidade 2016 e apresenta sua Pastoral do Meio Ambiente

Missa de Cinzas foi marcada pela quantidade de pessoas, assim como os rituais emocionados e principalmente o apelo da Igreja, para uma "auto-responsabilidade" por parte dos cidadãos
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Diocese celebra Quarta-Feira de Cinzas, lança Campanha da Fraternidade 2016 e apresenta sua Pastoral do Meio Ambiente

A Diocese de Guaxupé celebrou, nesta quarta-feira, 10 de fevereiro, sua Missa de Cinzas, pela qual os católicos iniciaram, no dia de hoje, o período quaresmal (são quarenta dias dedicados a penitências e reflexões). Conduzida pelo bispo, Dom José Lanza Neto, com o auxílio de padres, seminaristas, ministros e coroinhas, a cerimônia foi marcada ainda pelo lançamento da Campanha da Fraternidade 2016, com o tema “Casa Comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça, qual riacho que não seca”. Numa noite em que a Igreja Matriz, Catedral Nossa Senhora das Dores, literalmente esteve lotada, foi também apresentada a Pastoral do Meio Ambiente, a qual reúne lideranças em várias áreas e visa atuar concretamente nas questões ambientais do Município.

A missa desta noite, cujo número de frequentadores superou às expectativas (não havia uma só cadeira ou banco vazios, além de vários assentos extras, colocados à disposição, também ocupados), foi marcada pelo apelo da Igreja à comunidade, em geral, no que diz respeito à ‘auto-responsabilidade’: “As cinzas, que hoje derramomos sobre nossas cabeças, de nada valem, caso não iniciemos já ações efetivas que resultem na melhoria, primeiramente, de cada um de nós e, depois, da sociedade, como um todo”, afirmou Dom Lanza, em sua homilia. Experiente, a referida autoridade eclesiástica chamou a atenção dos fieis para uma nova realidade, onde cada cidadão se esforce e não deixe toda a carga para o poder público: “É mais fácil, por exemplo, jogar o lixo na rua e exigir que a Prefeitura o colete. Mas, o correto, dentro de uma realidade ética, fraterna e justa, que cada um de nós ‘destinemos adequadamente nosso lixo’, fazermos nossa parte”, complementou o sacerdote.

Composto por rituais emocionados (como a imposição de cinzas, a comunhão e outros), o encontro em massa foi utilizado pela Diocese como proposta à evangelização: “Ele é o pastor e nós o rebanho. Então, suas palabras têm ‘peso’ em nossas vidas. São conselhos que, se seguirmos, certamente nossas vidas serão melhores. Afinal, a Igreja é a forma que Cristo e Deus encontraram de falar conosco, pecadores”, refletiu José Carlos Souza, presente à missa com a família. “É bonito ver a fé do povo, que veio aqui hoje para se preparar. Sabemos que está calor e muita gente trabalhou o dia todo, mas buscar a força com Deus é nossa obrigação”, complementou a dona de casa Fátima das Graças Silva, logo na saída da igreja, que de fato esteve lotada nesta noite de quarta-feira. Antes de deixarem o templo, os fieis assistiram a uma rápida, mas marcante, peça teatral sobre o meio ambiente.

“FORÇA TAREFA PELO MEIO AMBIENTE”: Ao final da Missa de Cinzas, o padre Reginaldo da Silva, Cura da Catedral, apresentou o professor universitário (da Biologia pelo Unifeg) Cássio Murilo Monteiro, o qual dirigirá a Pastoral do Meio Ambiente, que conta com a participação ainda da Prefeitura, por meio de seu secretário de Desenvolvimento e Ambiental, Renato Carlos de Gouvêa, assim como o idealizador do projeto “Plantando Vidas”, Luciano Reis (Lu Galeria), a própria Fundação Educacional Guaxupé, representantes de outras paróquias e integrantes de órgãos públicos e privados. Professor Cássio, na ocasião, fez uma breve leitura sobre as atribuições da nova Pastoral, mas deixou claro que a Igreja atuará efetivamente em favor do meio ambiente de Guaxupé.

FRATERNIDADE 2016: O tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2016 constam de um chamado da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) sobre a necessidade de melhorias urgentes no saneamento básico, o desenvolvimento, a saúde integral e a qualidade de vida das populações. Isto, principalmente porque dados divulgados pelo Conic mostram que, mesmo figurando entre as maiores economias do mundo, o Brasil tem mais de 100 milhões de pessoas sem saneamento básico. “O Estado brasileiro tem deficiência na prestação de serviços relacionados ao tratamento da água e do esgoto e à coleta de lixo”, informou a CNBB. – VEJA, nesta matéria, um espetáculo de imagens, em sessenta e nove fotografias, feitas pela Equipe do Jornal JOGO SÉRIO – aguarde, para esta SEXTA-FEIRA, 12 de fevereiro, mais sobre a Campanha da Fraternidade / Missa de Cinzas / lançamento da Pastoral do Meio Ambiente na versão impressa de seu Jornal JOGO SÉRIO.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.