Autor: Carlos Alberto - Data: 27/06/2020 08:12

Apacs espalham proteção e cuidados por todo o Estado

Recuperandos fabricam equipamentos para ajudar no combate à covid-19
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Apacs espalham proteção e cuidados por todo o Estado

Em meio a tantas tristezas e incertezas surgidas com a pandemia do novo coronavírus, exemplos de trabalho e solidariedade se multiplicam e trazem um pouco de alento. É bom para quem recebe, pois se sente cuidado, e melhor ainda para quem doa, por ajudar a diminuir o sentimento de impotência diante da crise.

Um desses exemplos vem do trabalho dos recuperandos de diversas Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs), espalhadas por toda Minas Gerais. Durante esses meses de disseminação da doença, eles estão se empenhando na fabricação de equipamentos de proteção e combate ao novo coronavírus.

resultado desse esforço são milhares de máscaras, luvas e jalecos que são doados para hospitais, asilos e várias outras instituições. Além disso, algumas Apacs realizam campanhas para a arrecadação de cobertores e confeccionam agasalhos para a população em situação de rua, que ficou ainda mais vulnerável com o isolamento social e a chegada do inverno.

De acordo com o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Luiz Carlos Rezende e Santos, durante estes tempos de pandemia, sem visitas e atividades rotineiras nas Apacs, muitas unidades conseguiram encontrar tempo para atividades de enfrentamento à doença. "Produzir máscaras, agasalhos e equipamentos de proteção individual, tem sido um conforto para aqueles que estão em privação de liberdade nas unidades Apac, pois sabem que estão contribuindo com a comunidade e diminuindo a contaminação pela covid-19", ressalta o magistrado.

 

Produção solidária

Os números são realmente significativos. Até o início de junho, só a Apac de Frutal já havia confeccionado quase 130 mil máscaras. A associação de Santa Luzia está trabalhando na produção de 24 mil unidades e a de São João del-Rey, 26 mil. Nas oficinas de costura da Apac feminina de Itaúna, já foram fabricadas 13 mil máscaras.

A Apac de Januária iniciou uma campanha denominada Costura do Bem, em parceria com o Judiciário e outras instituições. Até o momento, foram confeccionadas 2,5 mil máscaras, distribuídas para a Secretaria de Obras, para atendimento aos garis; Assistência Social, Polícia Civil, instituições religiosas, asilos e o fórum da comarca.

Também em Araxá foi realizada uma campanha: a EPI Já, que arrecadou material para a fabricação de 4.146 máscaras, das quais 3.892 foram doadas, juntamente com 700 luvas e 20 litros de álcool em gel. 

Na Apac de Nova Lima já foram produzidas 5 mil máscaras. Lá, são fabricadas diariamente 500 unidades, que estão sendo doadas para hospitais e postos de saúde, Polícias Civil e Militar, fórum e Ministério Público da comarca, Apac de Belo Horizonte, além de familiares dos recuperandos. Nessa unidade, também estão sendo confeccionados jalecos para profissionais da saúde e agasalhos para a população em situação de rua, fabricados a partir de cobertores doados. 

O trabalho na Apac de Manhuaçu rende 1,6 mil máscaras diárias, que já foram doadas para instituições como o Corpo de Bombeiros e o fórum da comarca. Em Campo Belo, foram confeccionadas 14,5 mil máscaras para o Sesc de Belo Horizonte e 10 mil para a Secretaria Municipal de Saúde. Já a Apac de Caratinga consegue produzir diariamente 3 mil unidades, que são doadas para os hospitais do Estado.

 

Leia também: 

Presidente inaugura ampliação da Apac em Patos de Minas

Nova Apac é inaugurada em Patrocínio

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.