Autor: Carlos Alberto - Data: 29/01/2019 11:07

Município divulga castração e implante de 400 chips em cães e gatos

O atendimento, que antes era feito por associações protetoras de animais, passou a ser de responsabilidade somente do Município
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Município divulga castração e implante de 400 chips em cães e gatos

A Prefeitura de Guaxupé divulgou, por meio de sua comunicação social, um trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, com relação aos cães e gatos de rua. Neste sentido, foi noticiado que, em 2018, foram implantados cerca de quatrocentos chips de identificação nos animais (212 cães e 188 gatos), que também passaram pela castração, a fim de controlar a população destes animais na cidade. O atendimento, que antes era feito por associações protetoras de animais, passou a ser de responsabilidade somente do Município, que teve o foco voltado especialmente para a castração e “chipagem” dos animais de rua e aqueles pertencentes às famílias em situação de vulnerabilidade social. Clínicas veterinárias especializadas foram credenciadas pelo Governo para prestarem os serviços.

A decisão de municipalização do serviço voltado aos animais de rua surgiu depois que a equipe técnica da Prefeitura visitou outras cidades que estão realizando o mesmo trabalho e com resultados bastante positivos. Segundo Marcelo Pedrosa, veterinário da Prefeitura de Guaxupé, a atenção é especialmente voltada aos animais de rua e também aqueles pertencentes às famílias mais carentes do Município: “Credenciamos as clínicas e há exatos 12 meses estamos prestando esse serviço à população. A autorização para a castração e chipagem é autorizada após uma triagem feita por nossa equipe para ser justo na disponibilidade de atendimento”, disse. A maioria dos animais são de rua, seguidos por cães e gatos de famílias que não tem condições de pagar por um veterinário.

Para o prefeito Jarbas Correa Filho, que esteve reunido com a equipe para um balanço dos trabalhos em relação aos animais que foram castrados e receberam o chip de identificação, a ação começa a apresentar resultados positivos em Guaxupé: “Desde 2013 trabalhamos com as Associações de Proteção Animal, as quais devo aqui deixar os meus agradecimentos por que sempre fizeram pelos animais em Guaxupé. Credenciaremos as clínicas para fazer os atendimentos, castração e ainda a colocação de micro-chip. Tenho certeza que daremos uma melhor condição a estes animais e principalmente, conseguiremos controlar a procriação através da castração.”

Ainda segundo o prefeito é preciso ainda contar com o apoio e conscientização da população: “De nada adianta a Prefeitura contratar este serviço, se parte da população continuar abandonando os animais pelas ruas, o que é considerado crime! É preciso o esforço e trabalho do Poder Público, mas também a conscientização da população em relação ao abandono de animais em vias públicas”, finalizou Jarbinhas.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.