Autor: Carlos Alberto - Data: 09/01/2017 18:09

Implantado, em Guaxupé, o Projeto de Monitoramento Integrado

Inicialmente cinquenta câmeras estão distribuídas em locais estratégicos, sendo que policiais treinados mantêm intensa vigilância na central
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

Foi apresentado, nesta manhã de segunda-feira, 9 de janeiro, o “Programa de Monitoramento Integrado”, cujo objetivo é auxiliar as autoridades no combate ao crime. O evento, que contou com expressiva participação de autoridades civis e militares, aconteceu no auditório da 79ª Cia. Especial PM/MG, onde está implantado o projeto, que é o resultado do esforço conjunto entre os poderes Judiciário, Executivo, Ministério Público, Associação Comercial, polícias Militar e Civil, CONSEP e empresas da iniciativa privada. Baseado no acompanhamento de câmeras de segurança não só do poder público, mas de centenas de pontos residenciais e do comércio local, o PROMIN foi concretizado como sendo um método-modelo na guerra contra a delinquência.

O cerimonial do lançamento foi conduzido pelos sargentos Flávio Godoy e Robson, da PM de Guaranésia e guaxupeana, os quais apresentaram um vídeo institucional sobre como será o PROMIN. Depois, destacaram pessoas de diferentes esferas do poder público, civil e militar, assim como representantes de classes, dirigentes de ONGs e membros da sociedade presentes à solenidade. Dos discursos, participaram o tenente coronel Gilson de Oliveira Venceslau, da 20ª Cia. PM Independente, de São Sebastião do Paraíso, além do prefeito de Guaxupé, Jarbas Corrêa Filho e o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, Uelinton Vander de Oliveira. Cada qual a sua maneira, os explanadores enfatizaram a importância do Programa, tendo eles sido ouvidos por dezenas de pessoas (veja na parte de fotos quem esteve na cerimônia).

Do PROMIN, inicialmente, cinquenta câmeras estão distribuídas em locais estratégicos, sendo que policiais treinados mantêm intensa vigilância na central, que fica na sala de comunicação da PM.  De lá, viaturas são informadas sobre ocorrências, sendo que além do rádio-amador tradicional e do telefone celular (com whats), os militares terão tablets com imagens em tempo real: “O fato é que, agora, teremos mais uma ferramenta importante para orientar as viaturas, dando-lhes maior agilidade. Ou seja: vai ampliar o olhar da sociedade”, enfatizou o tenente coronel Venceslau. Ainda este mês, segundo os responsáveis pelo projeto, outras câmeras serão incorporadas: “Até o final do mês, teremos 168 câmeras, com a possibilidade de haver uma ampliação para 250 nesta primeira etapa. Depois, podemos dar outra arrancada, com mais 250 câmeras”, complementou o prefeito Jarbinhas.

 

Há oito anos...

Iniciado há oito anos, aproximadamente, o programa de monitoramento em Guaxupé nasceu com o promotor Thales Tácito Pontes Luz de Pádua Cerqueira, o qual na época tentou implantar o “Olho Vivo”, exatamente nos moldes do PROMIN. Porém, na ocasião, falta de recurso e o apoio ideal por parte do poder público adiaram a concretização. Agora, com as forças unidas, enfim o projeto saiu do papel: “Quando você põe o monitoramento, está filmando as ‘biqueiras’ e isto dará uma baixa no tráfico. Mas não é só: este projeto, que começou lá atrás, depois foi desenvolvido com o GGIM, os empresários e, definitivamente, com dr. Marcos Irany, um dos grandes benfeitores do programa, está enfim incrementado”, comentou dr. Thales. “Estou muito feliz pelo projeto, sentindo-me realizado, pois foi algo que demandou muita discussão, tratativa e recursos financeiros do Poder Judiciário, decorrentes das penas pecuniárias e, enfim, que possibilitou esta colaboração do Judiciário, para chegar a este resultado, que eu acho positivo e que, tenho certeza, vai se de muito proveito para a população, na área da segurança publica”, completou o magistrado Marcos Irany.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.