Autor: Carlos Alberto - Data: 08/06/2017 20:13
Espólio de Olavo Barbosa garantirá a reforma da ala SUS do Hospital de Guaxupé
A Santa Casa de Guaxupé iniciará em breve a reforma da ala que atende os pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS. Trata-se do maior prédio das instalações da entidade, com área de 1.100 m2, compreendendo a clínica médica e a cirúrgica, com capacidade para quarenta e oito leitos de internação. No final do ano passado, a Ala SUS recebeu nova pintura decorrente de verba parlamentar, de autoria do Deputado Carlos Melles e de recursos da própria Santa Casa. Ficou faltando, porém, a substituição do piso, portas e louças sanitárias. Esses serviços, orçados em R$ 140.401,00 (cento e quarenta mil, quatrocentos e um reais), só estão sendo viabilizados porque a Santa Casa recebeu doação do espólio do benemérito guaxupeano Orostrato Olavo Silva Barbosa, no valor total da obra.
Sonho antigo da Diretoria, a reforma trará mais conforto e segurança aos pacientes do SUS, além de contribuir para a conservação do patrimônio que foi construído pelo próprio senhor Olavo Barbosa. A Ala SUS foi inaugurada em 10 de dezembro de 1988. Construída e equipada com o que havia de melhor e mais atualizado na época, as dependências foram uma doação do Sr. Olavo Barbosa à Santa Casa e à população carente de nossa cidade. Na ata de inauguração, constou que a “obra foi doada com a condição única e exclusiva para a internação de pacientes pobres, carentes, funrural e conveniados do INAMPS e outros convênios”. Atualmente, toda a ala é destinada aos pacientes do SUS.
A construção teve o custo de Cz$ 279.216.000,00 (duzentos e setenta e nove milhões, duzentos e dezesseis mil cruzados) e os móveis e equipamentos hospitalares custaram Cz$ 11.323.539,00 (onze milhões, trezentos e vinte e três mil, quinhentos e trinta e nove cruzados). Nesses 28 anos de uso, a ala recebeu manutenção e pequenos serviços, mas a passagem do tempo está exigindo uma reforma mais ampla, sendo os principais itens a substituição do piso vinílico por porcelanato de uso hospitalar e a troca das louças sanitárias. A Diretoria da Santa Casa, que há tempos procura meios de realizar a reforma, ficou sensibilizada e feliz com a adesão da família Olavo Barbosa ao projeto, que, além de conservar e manter a obra do benfeitor, continuará trilhando o propósito humanitário/cristão de ajudar os necessitados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas
-
Com apenas cinco meses de atividades, "Mulheres P...
-
A data especial nas vidas de Pedro e Vanilda, que...
-
Dr. Renato Gouvêa, na foto com a esposa Marcela e...
-
O repórter Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, visitou ...
-
Obra começará em breve