Autor: Carlos Alberto - Data: 03/10/2019 15:35

Cooxupé realiza exportação histórica de 80 mil sacas de café em um único dia

O embarque do volume, que equivale a 215 containers, foi o maior realizado pela cooperativa
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Cooxupé realiza exportação histórica de 80 mil sacas de café em um único dia

A Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé) realizou o envio de uma exportação histórica de 80 mil sacas em um único dia. O embarque, que corresponde a 215 containers, foi despachado de Guaxupé/MG, no dia 30 de setembro, em diversos caminhões que partiram para o Porto de Santos, no Estado de São Paulo.

Atualmente, as exportações correspondem a cerca de 80% das atividades da cooperativa, sendo que os principais compradores são a Alemanha, Argentina, Bélgica, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão, Suécia, entre outros.

De acordo com o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, o embarque representou um dia histórico e de muito orgulho para a cooperativa, produtores e todos seus associados. "Isso representa um orgulho para os pequenos produtores e para nossos associados. Um recorde que traz riquezas e divisas por se tratar de exportação. Divisas para o nosso Estado e para o nosso país. É a força do agronegócio que está representada por essa exportação de café, que possamos colher os resultados não só para o país e para, o Estado, mas, principalmente, para as nossas famílias com uma melhora da qualidade de vida", afirma Melo.

Para o vice-presidente da Cooxupé, Osvaldo Bachião Filho, o embarque histórico de 80 mil sacas em um único dia reforça a importância do trabalho da cooperativa no universo dos pequenos produtores e da agricultura familiar. "É a força do cooperativismo, já que 84% dos nossos cooperados são pequenos produtores e propriedades de agricultura familiar. Isso equivale a algo como 3 a 4 sacas de café por lote de cada um dos cooperados nesse embarque de 80 mil sacas em único dia. Essa é a capacidade que a Cooxupé tem de fazer com que o café das famílias produtoras consiga chegar a qualquer parte do mundo com a qualidade que o consumidor espera e que o nosso cliente necessita", diz Bachião Filho.

Atualmente, a Cooxupé possui aproximadamente 15 mil cooperados, recebendo café produzido em mais de 200 municípios localizados nas regiões do Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Vale do Rio Pardo (no estado de São Paulo). A cooperativa também possui torrefação própria, auxílio na produção e comercialização de milho, fábrica de rações, laboratórios para análise de folhas e solos, geoprocessamento, entre outras atividades. Além disso, a cooperativa vem, ao longo dos anos, ampliando mercados como o de cafés especiais e certificados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.